19 de setembro: Dia Nacional do Teatro

O Teatro é considerado uma das expressões artísticas mais importantes no mundo. Em Sobral, o Theatro São João, um dos primeiros do Brasil, comemora, a partir de hoje, os seus 132 anos com uma programação especial.
 

Teatro São João – Foto: Wendley Souza
Hoje, 19, comemoramos o Dia Nacional do Teatro, considerado uma das expressões artísticas mais importantes no mundo. A palavra teatro deriva do grego theatrón, que significa “lugar para contemplar”, e existem várias teorias sobre a origem do teatro. A mais conhecida delas é que a arte surgiu na Grécia antiga em ocasiões onde eram realizadas cerimônias dramáticas de culto aos deuses. Os atores usavam trajes de cores vivas e sapatos muito altos e cobriam o rosto com máscaras. Todos os atores eram do sexo masculino e tinham que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas.
 
No Brasil, o teatro teve início no século XVI, tendo como um dos grandes motivos a propagação religiosa, como instrumento de catequese dos Jesuítas. A tradição teatral jesuítica caiu no gosto dos índios, que passaram a fazer parte dos elencos dos espetáculos. Com o passar dos anos, diversos gêneros teatrais foram criados e diversas companhias surgiram.
 
Desde então, a cultura teatral se espalhou no Brasil. Em Sobral, construir um grande teatro no Município foi uma determinação da Sociedade Cultural União Sobralense, criada em 1875, constituída por Domingos Olímpio, Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, José Júlio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral) e João Adolfo Ribeiro da Silva. O objetivo era promover o desenvolvimento cultural da cidade.
 
Theatro São João
Em maio de 1875, a União Sobralense solicitou à Câmara Municipal de Sobral licença para a construção do Theatro São João. A planta do projeto era de João José da Veiga Braga e seguia o estilo do teatro tradicional, com dois níveis superiores de camarotes, piso em madeira e cadeiras revestidas em couro.
 
Com inspiração italiana em estilo neoclássico, o Theatro São João é um dos raros exemplos brasileiros do período que apresentam na fachada um frontão em arco, o que não ocorre com o Teatro de Santa Isabel, situado no Recife, considerado por muitos como o modelo inspirador do projeto do teatro de Sobral. Em 3 de novembro de 1875 foi lançada a pedra fundamental do Theatro, 25 anos antes da fundação do Teatro José de Alencar, em Fortaleza.
 
O Theatro São João foi inaugurado no dia 26 de setembro de 1880, com a comédia-drama “A Honra de um taverneiro”, de Correia Vasquez, seguida da comédia “Meia hora de Cinismo” de José Joaquim da França Júnior. Em 2004, foi restaurado, transformando-se num dos mais modernos e completos teatros do País. Localizado na Praça São João, hoje Dr. Antônio Ibiapina, o Theatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, por meio do Decreto nº 16237, de 30/11/1983.
 
Fonte: Sobral News

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.