27,6% dos candidatos não compareceram ao primeiro dia de Enem no Ceará

Cerca de 100 mil pessoas não prestaram a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice de abstenção representa 27,60% dos 365 mil cearenses que se inscreveram na prova. No País, a abstenção ficou em 30,2%, com total de 2.033.590 faltosos.
O balanço do primeiro dia de Exame foi apresentado em coletiva de imprensa, com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, e da presidente do Inep, Maria Inês Fini. As provas terminaram às 19h (horário de Brasília) em todo o País, e às 18h, no Ceará. A aplicação teve 5 horas e 30 minutos de duração. 
Participantes com direito a tempo adicional e que solicitaram recurso durante a inscrição terão uma hora a mais, encerrando a prova às 20h (19h no Ceará). Deficientes auditivos e surdos que optaram pela Videoprova Traduzida em Libras, novidade nesta edição, terão duas horas a mais e poderão fazer suas provas até 21h (20h no Ceará).
Redação
Participantes que fizeram a videoprova poderão avaliar o novo recurso por meio de um questionário, segundo o Inep. No Estado, 133 pessoas com surdez, 160 com deficiência auditiva e três com surdocegueira solicitaram atendimento especial. No País, cerca de 1,3 mil surdos e 3,4 mil pessoas com deficiência auditiva se inscreveram no certame.
Durante a prova, os participantes precisaram redigir uma redação dissertativo-argumentativa sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Pela primeira vez, a redação do Enem foi aplicada no primeiro dia.
Neste domingo, também foram avaliadas as áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, somando 90 questões de múltipla escolha. No próximo domingo (12), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. A duração da prova será menor: serão 4 horas e 30 minutos para responder mais 90 questões.
Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará.
Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo.

Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226

Administrador:
Jonas Deison

Deixe uma resposta