Carregador portátil vendido por ambulantes pode trazer riscos aos usuários

Andando pelas principais avenidas de Fortaleza, não é difícil encontrar vendedores ambulantes oferecendo diversos produtos. Um dos aparelhos vendidos por eles é o carregador portátil de celular, daqueles que dá para conectar no carro. Mas a compra desse tipo de produto pode trazer problemas.
Além de não terem nota fiscal, o que é irregular, esses carregadores não têm qualquer garantia de segurança, é o que alerta o engenheiro de telecomunicações João César Moura Mota. “Aparelhos sem qualquer conhecimento de sua origem, de modo geral, tornam-se uma aquisição sem total segurança”, ressalta João César.
Circulam pelas redes sociais informações que dizem que, se conectar o carregador no carro ou no celular, através de um chip, seria possível que outras pessoas tenham acesso às informações pessoais do proprietário. Apesar de considerar difícil, o especialista João César Moura Mota não descarta que esse tipo de golpe seja aplicado. “Sem estar com o selo de garantia dado pelos órgãos de controle, tudo é possível”, assegura.
Um risco bem mais real por causa do uso desses carregadores de celular comprados nas ruas é o de uma pequena explosão ou mesmo um incêndio. A orientação do especialista é adquirir os produtos em lojas. Assim, o consumidor evita riscos e pode ter acesso à assistência técnica e garantir o recolhimento dos impostos. Claro, tudo sempre com nota fiscal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.