Quem passa pela localidade de Bartolomeu, em Santana do Acaraú, depois de Canafístula e antes de Cacimbas, se depara com uma Igreja completamente abandonada. O templo é  dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, erguido em 1950 com a ajuda dos moradores da região e conhecida atualmente como a igreja perdida de Santana.

templo2interior

Igreja abandonada

O teto  caiu,na sacristia restam  apenas dejetos de pássaros e pequenos animais que se refugiam no local; as portas foram deterioradas  pelo tempo.No centro do igreja cresceu o mato e até uma árvore.

O radialista Samuel de Lima, da Rádio Comunitária Serra Verde FM de Massapê , visitou o  local e constatou a destruição da construção. Segundo informações do repórter, a “propriedade pertence atualmente  a um comerciante de Sobral que adquiriu as terras e com elas a posse da igreja”. Tendo abandonada a fé católica cercou a Igreja. Como o dono anterior do terreno não doou o templo à paróquia, os moradores ficaram impossibilitados de frequentar o local.

A  artista plástica e professora, Delci Carneiro, procurou   reativar a Igreja, mas não obteve sucesso. Juntou-se a outros moradores e construiu uma capela, bem mais modesta que o templo antigo, para atender a Comunidade local.

Capela do Sagrado Coração de Jesus.
Capela Mãe Rainha

Pe. Tomé, pároco de Santana do Acaraú,afirmou que a Paróquia não tem condições de restaurar a igreja, embora exista o desejo. Já o Prefeito da cidade, Heldinho Arcanjo,disse  que é preciso a união de forças entre  Paróquia,Prefeitura e Diocese para que se tente recuperar o templo. O objetivo é tombar o patrimônio.

Confira mais fotos do templo. Imagens: site Santana do Acaraú.

templo3interior2templo4interior3templo5interior4templo6interior6

Com informações de Samuel de lima, Correio dos Vales e Santana do Acaraú.