Agentes penitenciários do Ceará entram em greve na próxima quinta-feira (19)

Os agentes penitenciários do Ceará decretaram greve na manhã deste sábado, 14, e devem paralisar as atividades a partir da próxima quinta-feira, 19. Cerca de 400 profissionais participaram da assembleia geral extraordinária que decidiu de forma unânime pela greve. Pedido será protocolado na Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) nesta segunda-feira, 16.
 
A categoria reivindica o aumento da gratificação de atividades especiais e de risco, previsto para 2015, de 60% para 100%, além da inclusão de um plano de metas para redução da criminalidade, contratação de mais 3 mil agentes penitenciários por concurso público, adição de armamentos, munições e treinamentos para os agentes que trabalham nas unidades.
 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, Valdemiro Barbosa Lima Junior, o sistema prisional vive um momento em que não há segurança nas unidades. “Hoje, lamentavelmente, temos um quadro assustador em que o crime organizado tomou de conta das penitenciárias. Estamos sob ameaça de morte 24 horas”, conta. “O Estado não investiu no efetivo e a situação chegou a uma falta de controle total”.
Com Informações do Jornal O Povo
Curta e compartilhe:
1k