Aneel aprova aumento da conta de luz em 16% no Ceará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (15) reajuste médio de 16,5% na conta de luz para os clientes da Companhia Energética do Ceará (Coelce), que atende distribui energia aos 184 municípios do Ceará. Para os endereços residenciais de baixa tensão, o aumento será de 17,02%; para os de alto nível de consumo de energia, como as indústrias, 16,16%.
A Aneel aprovou também nesta terça-feira o aumento na conta de energia em Sergipe (11,85%) e no Rio Grande do Norte (12,75%). O Ceará teve o mais alto reajuste entre os três estados do Nordeste. Segundo a Aneel, o aumento passa a valer a partir de 22 de abril.
Em 2013, a tarifa das residências de baixa tensão ficaram 3,44% mais caras. Para as residências de tensão média, o reajuste é de 4,38%. Já para as indústrias, a tarifa ficou 1,47% mais cara.
Os percentuais aprovados de reajuste da distribuidora refletem a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.