Santa Casa de Sobral ingressa na era de alta tecnologia no tratamento do câncer

O Ministério da Saúde através da portaria n° 931 de 10/05/2012 instituiu o plano de expansão da radioterapia no âmbito do sistema único de saúde – SUS. O Ministério da Saúde considerando que a constituição de 1988, em seus artigos nº218 e 219, afirma que a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado resolveu adquirir 80(oitenta) aceleradores lineares, que são os mais importantes equipamentos usados no tratamento do câncer, quando a modalidade do tratamento é radiações ionizantes.

Sabemos que a modalidades terapêuticas aplicadas nos pacientes portadores de câncer são essencialmente, cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Para termos ideia de amplitude de expansão do plano de melhoria e da oferta na qualidade dos tratamentos, só para o estado do ceará cinco instituições hospitalares foram aquinhoadas com este maravilhoso equipamento, a saber, Santa Casa – Sobral, Santa Casa de Fortaleza, ICC, Hospital Cura D, ares, Hospital São Vicente de Paulo – Barbalha – CE.

O que é acelerador linear?

O acelerador linear é um aparelho utilizado largamente no mundo inteiro, no tratamento dos pacientes portadores de câncer, esta doença que atualmente é a segunda causa de morte com viés de ser a primeira, a partir de 2025 a 2030, segundo estudos prospectivos do instituto Nacional do Câncer – INCA-RJ. Se a doença é de alta frequência e letalidade, claro que se faz necessário altos investimentos nos setores; prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento por profissionais bem treinados e uma infraestrutura hospitalar com o mínimo necessário para alcançar os índices de cura, conseguidos nos centros mais elevados.

Para instalar um equipamento deste, que já se encontra instalado no hospital não se gasta menos de R$ 6 milhões. Quem trabalha exclusivamente para o SUS, com tabelas defasadas, jamais adquirirá um equipamento que atingisse este custo. Um acelerador linear é o principal instrumento num serviço de radioterapia de qualidade. Necessitamos agora de apoio de nossa instituição para mantermos um serviço de radioterapia à altura, que os nossos irmãos portadores de câncer merecem e necessitam.

A atual administração da Santa Casa de Sobral nas pessoas do Revmº. Bispo Dom José Luis de Vasconcelos, Padre Francisco Junior Melo, Prof. Doutor Vicente Pinto, Dr. Cadmo Silton Andrade Portela, Dr. Cristiano Araújo Costa e o Sr. Chefe do Departamento Financeiro, Audizio de Almeida Aguiar, os que cuidam dos setores médicos e financeiro da instituição, percebo o empenho de todos em vista da concretização desta obra de suma importância para toda região norte que concentra uma população de 1.700.000 (hum milhão e setecentos mil) habitantes, de onde surgem 120 novos casos de câncer mês.

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará.
Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo.

Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226

Administrador:
Jonas Deison

Deixe uma resposta