Brasil conquista 1º lugar em olimpíada de matemática; cearense integrou a equipe

O Brasil teve um excelente desempenho na 5ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada entre os dias 19 e 25 de julho na cidade de Praia,Cabo Verde.
A equipe brasileira conquistou as duas únicas medalhas de ouro da competição e duas de prata, ficando em primeiro lugar geral na classificação por países, com 154 pontos em 168 possíveis, seguida por Portugal, que somou 108 pontos, e por Cabo Verde, com 68 pontos. Dos brasileiros que participaram dessa conquista, um é cearense.
Os ouros ficaram com Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), e Mateus Siqueira Thimóteo, de Mogi das Cruzes (SP), ambos com a pontuação perfeita de 42 pontos.
Os outros dois integrantes da delegação brasileira obtiveram medalha de prata: Andrey Jhen Shan Chen, de Campinas (SP) ficou em terceiro lugar geral, com 38 pontos; e Bruno Brasil Meinhart, de Fortaleza (CE), ficou em quinto lugar geral, com 32 pontos.    
Competições internacionais
Os estudantes que representam o Brasil em competições internacionais de matemática são selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada anualmente nas escolas públicas e privadas em todo o país e que reúne mais de 500 mil estudantes e seus professores.
Com Informações do Portal Brasil 
Curta e compartilhe:
1k