Canindé | Romaria de São Francisco das Chagas começa neste domingo (24)

Canindé Inicia neste domingo (24) a maior romaria da América Latina em homenagem a São Francisco de Assis. Ao longo de 10 dias, a cidade de Canindé, no Sertão Central, se torna um recanto de fé e oração, e recebe peregrinos de toda a parte do País. Com o tema: “Francisco, restaura a minha igreja”, o tradicional festejo segue até o dia 5 de outubro, encerrando com o arreamento da bandeira. Neste ano, a cidade tem mais motivos para comemorar. São 200 anos de criação da Paróquia de São Francisco das Chagas e o centenário de consagração da Paróquia em Santuário.

“É uma data importante para nós, não só para os canindeenses, mas para todas as regiões do País. Nós, quando homenageamos os estados nordestinos nas novenas, queremos dizer que eles fazem parte desse caminho. Canindé se torna um ponto de encontro para todos esses romeiros que vêm de todos os lugares, vão criando um caminho”, ressalta Frei Marconi Lins, que é pároco do Santuário de Canindé.

Durante o ano inteiro, a cidade recebe, em média, um milhão de romeiros, e estima-se que, durante os festejos, circulem mais de 300 mil pessoas. O trânsito está sendo organizado especialmente para receber a romaria que a cidade recebe durante esse período em que a cidade muda completamente sua rotina. “Todas as secretarias estão empenhadas para fazer a melhor festa do ano”, confirma a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes.

“O que nos interessa não são os números, mas sim trabalhar para garantir a fortaleza dessa espiritualidade que Francisco tinha. Queremos fortificar essa fonte, a fonte franciscana. Os romeiros não vêm atrás de alguém que já morreu, mas de alguém que está entre nós, que está entre esse povo que vem sendo renegado”, explica Frei marconi.

A ideia do tema, “Francisco, restaura a minha igreja”, é representar a Igreja que está sendo restaurada pelo papa Francisco, “o outro Francisco”. A temática deste ano busca compreender a noção de ser comunidade cristã, sendo um tema eclesial, voltada para as pessoas que se sintam chamadas a trabalhar por uma sociedade mais justa.

Programação

A festa se inicia com o levantamento da bandeira, que acontece neste domingo (24), às 4h. E segue em festejo por dez dias. Além das tradicionais novenas, que acontecem à noite, na conhecida Praça dos Romeiros, os festejos têm via sacras, pelas manhãs, missas de hora em hora e os serviços eclesiais, como confissões e batizados.

Durante a Festa de São Francisco, são mobilizados, em todas as paróquias franciscanas, frades, que são os sacerdotes da ordem franciscana, que ajudam ao atendimento dos peregrinos. Para as romarias, o Santuário Canindé criou uma assessoria responsável por receber os peregrinos que chegam em grupos.

A Motorromaria de Fortaleza, já tradicional, e que levou aproximadamente 30 mil motoqueiros nesse último domingo (17) para a cidade, é um dos exemplos. A tradicional romaria de Codó do Maranhão, que leva cerca de dois mil fiéis, é outra que é atendida por esse setor.

Solidariedade

Durante a madrugada do dia 23 para o dia 24, a população se prepara para o ponta-pé inicial dos festejos. Os romeiros que chegam em Canindé durante a madrugada são recebidos nas diversas entradas da cidade pelos canindeenses com café, chá, pães e sopa. As comunidades, como São Mateus e Palestina, entre outras, se juntam com o conselho pastoral e ofertam essa ajuda aos peregrinos.

Há mais de 10 anos, a Ordem Franciscana Secular de Canindé (OFS), terceira ordem fundada por São Francisco dedicada aos leigos, faz esse trabalho de atendimento aos romeiros. Neste ano, já são mais de 70 pessoas contribuindo em forma de doações, entre canindeenses e pessoas de fora da cidade também. Estima-se que cerca de 10 mil romeiros passem pela Casa Monte Alverne, local em que acontece o “café do romeiro”, como é conhecido na cidade.

“O acolhimento dos romeiros é feito com muito amor. Não medimos esforços para recebê-los. Após a via-sacra, às 6h, é servido o café, o chá e o pão, que as padarias entregam bem cedinho. A partir das 9h tem sopão, que é dado aos romeiros que procuram ajuda na casa, criada especialmente para apoiar o romeiro”, explica Maria do Carmo, que é responsável pelo café dos romeiros e membro da OFS.

Todos os anos, a festa de abertura, em frente ao Santuário, começa às 4 horas da madrugada e vai até o Dia de São Francisco das Chagas, 4 de outubro, atraindo milhares de devotos ao Sertão Central do Estado do Ceará ( Foto: José Avelino Neto )

Programação

Abertura

Dia 24/9 – 4h – Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarística – Em frente à Basílica

Novena

De 25/9 a 3/10 – 18h – Praça dos Romeiros – Transmissão, ao vivo, com o Núcleo Televisivo do Santuário (NTS), pela internet: www.Santuariodecaninde.Com

Procissões

Com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica

Dia 24/9 – 18h

De 25/9 a 3/10 – 17h30

Via-sacra

De 25/9 a 3/10 – 5h – Av. Francisco Cordeiro Campos – Celebração na Igreja do Cristo Rei (Monte)

Horário das missas

Basílica / Quadra da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h

Mosteiro das Irmãs Clarissas: 6h

Igreja do Cristo Rei (Monte): 6h

Igreja de Nossa Senhora das Dores: 8h, 10h (30/9 a 3/10) e 15h (1/10 a 3/10)

Missa de encerramento

Dia 4/10 – 9h – Quadra da Gruta

No mesmo dia – 17h – Procissão com a Imagem de São Francisco – Iniciada na Praça da Basílica – Transmissão via internet na página: www.Santuariodecaninde.Com

Arreamento das bandeiras

Dia 5/10 – 12h = Praça da Basílica

Confissões

De 24/9 a 3/10 – 6h às 11h e 14h às 17h – Complexo São Damião, ao lado da Basílica

Batizados

Todos os dias – às 10h e às 15h – Complexo São Damião

Os Batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do respectivo pároco

Fonte: festadesaofrancisco.com

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta