Ceará recebe OSGEMEOS para grafitagem de trens do Metrofor em Fortaleza, Sobral e Cariri

A dupla OSGEMEOS (Gustavo e Otavio Pandolfo) e o grafiteiro ISE, idealizadores do Projeto Wholetrain, estão em Fortaleza para embarcar em mais uma etapa do projeto itinerante Wholetrain, que está completando quinze anos em 2017. Os artistas irão pintar aproximadamente 40 vagões de 15 trens diferentes nas cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

O trabalho teve início no dia 28 de abril em Fortaleza com os trens da Linha Sul e Oeste, que devem circular a partir de amanhã, 02 de maio. Para o Metrofor, empresa parceira do projeto, a pintura dos trens estimula a relação entre o público e o metrô, ao agregar uma linguagem artística que se comunica com as ruas e com a cidade, e assim contribui para a valorização e preservação do patrimônio público.

O Projeto Wholetrain — que já passou por São Paulo, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, João Pessoa, Natal, Vitória, São Luis, Maceió — teve início em 2002, quando Gustavo e Otávio criaram painéis em estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). “Para ver nossos trabalhos, as pessoas tinham que pegar os trens e parar em determinadas estações”, lembra Otávio. “Aí começamos a pensar, junto com o ISE, outro grafiteiro de São Paulo, se não seria legal se, em vez disso, os trens levassem a arte para essas pessoas. Foi quando tivemos a ideia de pintar os próprios trens”.

Apesar de o Brasil ser um dos países mais liberais do mundo para o grafite, os artistas acreditavam que isso seria impossível, em função da burocracia ou mesmo da falta de autorização por parte das empresas. Mas elas entenderam o incentivo de levar arte aos usurários dos trens e seguiram em parceria com o Projeto Wholetrain. “A ideia agora é estender o Projeto Wholetrain a todas as capitais do país e produzir um documentário, que já está em andamento”, finaliza Otavio.

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta