Cidade de Sobral registra aumento em vagas de emprego

Em pé, numa fila que dá voltas no quarteirão, o estudante Marcos Antônio Magalhães, 24, é mais uma, das muitas pessoas deste Município no Norte do Estado, que estão fora do mercado de trabalho. Desempregado, há mais de dois anos, o jovem fez da busca por vagas no Sistema Nacional de Empregos (Sine) uma rotina que tem se estendido semana após semana. Enquanto está sem trabalho, Marcos tem se dedicado a cursos de formação técnica para melhorar o currículo. Mesmo assim, as tentativas de conseguir se encaixar têm sido em vão. Pensa em mudar de cidade para ver se aumentam as chances.

Se garantir estabilidade no mercado de trabalho, por meio da carteira assinada tem sido difícil para quem já tem alguma experiência, por menor que seja, imagine para quem nunca trabalhou, como é o caso de Conceição de Souza, 22, moradora de Massapê, a poucos quilômetros de Sobral. Soube, pelo site do Sine que havia novas vagas. “Esta é a quarta vez que enfrento essa fila. Apesar de receber uma senha, não consegui ser atendida, pois fui informada que não havia mais vagas para mulheres. Vou vir quantas vezes forem necessárias para, pelo menos, conseguir uma carta de recomendação para uma empresa”, espera.

Ranking

Com mais de 22 mil postos de trabalho, somente no setor da indústria, Sobral continua liderando os índices de empregabilidade na região, com 159 vagas, à frente de cidades como Tianguá (36), Itapipoca (27), Itarema (12) e Jijoca de Jericoacoara (9). A maioria das vagas é para vendedor externo, representante comercial e promotor de vendas. Fora desse perfil, a indústria calçadista continua liderando na captação de empregos.

Na segunda-feira (29), centenas de pessoas foram à porta do Sine, atendendo ao chamado para o preenchimento de 20 vagas, mas apenas para homens, o que causou tumulto durante a entrega das senhas. “Eu estou aqui desde domingo à noite e só soube que as vagas eram para homens ao receber a senha para atendimento, depois de horas na fila. Acho injusto, já que, no site, essa informação não foi dada. Se soubesse, não teria vindo hoje”, lamentou Celina Filgueiras, 19.

Índices

Considerado o quarto maior PIB do Estado do Ceará, Sobral mantém sua economia girando em torno dos setores de comércio e serviços (51%); indústria, calçados e alimentos (31%), setor público (10%) e agropecuária (8%), com bons índices no que se refere a postos de trabalho formais, sendo o mês de agosto, o de maior empregabilidade para o município, com a oferta de 600 vagas de carteira assinada.

“Estamos vivenciando um momento de retomada de empregos formais na cidade. E isso se deve a uma série de fatores relacionados à implementação de novos projetos, como a Política de Atração de Investimento, com a captação de novas empresas”, diz Inácio Ribeiro, secretário da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE), pasta responsável pela medição dos índices.

Nova oportunidade

O Município conta com o recém-criado Segunda Chance, projeto voltado às pessoas com mais de 35 anos, que perderam o emprego. “Selecionados, por critérios socioeconômicos, os participantes aprendem uma nova profissão nas áreas da construção civil, gastronomia, serviços e artesanato, além da garantia do contato direto com empresários, instituições e especialistas no mercado de trabalho para que possam buscar um novo emprego ou até mesmo abrir seu próprio negócio”, informa Inácio Ribeiro.

Resultado de imagem para vapt vupt sobral
Na segunda-feira (29), centenas de pessoas foram à porta do Sine, atendendo ao chamado para o preenchimento de 20 vagas, mas apenas para homens, o que causou tumulto durante a entrega das senhas

Contratações

Líder de mercado no País no ramo calçadista, a Grendene abriu 2.283 vagas, no ano passado, para dar conta da movimentação natural de saída ou promoção. À época, foram contratados 691 aprendizes e 1.060 ajudantes de produção. Neste ano, das 2.664 vagas oferecidas, 574 foram para aprendizes e 1.217, para ajudantes de produção. “Estamos realizando uma ação de recrutamento para manter um banco de candidatos avaliados e aprovados. Isso torna o processo de admissão mais ágil, quando as vagas são confirmadas. Assim, solicitamos ao Sine o mais 200 candidatos”, explica Herbert Rocha, relações públicas da empresa.

 

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará.
Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo.

Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226

Administrador:
Jonas Deison

Deixe uma resposta