O comércio fortalezense deve receber uma injeção de R$ 245 milhões com a ajuda da liberação dos saques das contas inativas do FGTS para os nascidos em junho, julho e agosto. A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) por meio da pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, cujos dados revelam ainda que 58,6% dos entrevistados irão comprar algum item para presentear na data.
O montante deste ano está um pouco acima do valor estimado para o ano passado (R$ 243 milhões). Já a parcela dos que irão comprar um presente para as mães é 1,7 ponto percentual menor se comparado a 2016, quando 60,3% afirmaram que presenteariam no Dia das Mães.
Apesar da queda na intenção de compra do consumidor, o tíquete médio – valor a ser gasto com presentes por pessoa – aumentou 3,5% em 2017 ao passar de R$ 229 em 2016 para R$ 237 neste ano, o que explica a previsão de faturamento um pouco acima do ano passado. O gasto por presente será de R$ 165, segundo o levantamento.
A diretora institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, afirma que os saques do FGTS podem impulsionar ainda mais as vendas, fazendo com que o valor movimentado seja maior. “Nós esperamos que esse dinheiro extra incremente ainda mais as vendas”, afirma.
Promoções
A pesquisa indica que 32,5% devem fazer as compras em shoppings centers, 27,2% em lojas de bairro e 25,3% em centros comerciais. Independente do local, a pesquisa indica que os consumidores estão atentos às promoções. “Dos entrevistados, 54,2% disseram que o fator determinante para entrarem em uma loja são as promoções. Então, tanto faz ser em shopping, centro da cidade ou loja de bairro, quem tiver os melhores preços vai vender mais”, explicar Cláudia. Os preços (39,7%) também são considerados os principais atrativos para o cliente.
Os artigos de vestuário permaneceram novamente no topo dos itens mais procurados para presentear na data, segundo 34% dos participantes. Em seguida vem os perfumes (27,7%), sapatos/carteira/cinto (10,7%) e flores (8,2%), produtos que mantiveram suas posições.
A mudança ocorre a partir da quinta colocação, quando os celulares dão lugar a utensílios domésticos (7%). “Por conta do momento crítico, as pessoas estão aproveitando esse período para comprar produtos que estão precisando em casa”, esclarece Cláudia Brilhante.
A maioria dos consumidores pretende pagar suas compras à vista, já que 62,4% dos entrevistados revelou a intenção de usar dinheiro ou cartão de débito. O cartão de crédito é o segundo meio de pagamento mais utilizado (38,1% dos entrevistados).
Comemoração
A pesquisa também aponta que 68,1% dos entrevistados pretendem comemorar o evento, sendo que 78,1% o farão em casa e 12,7% em restaurantes – que deverão lotar na data, já que o percentual representa um número de aproximadamente 90 mil pessoas em busca de mesas.
Preços
“Tanto faz ser em shopping, Centro ou Loja de bairro; quem tiver os melhores preços vai vender mais”
Cláudia Brilhante
Diretora institucional da Fecomércio-CE
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz