Datas comemorativas | Ceará tem cinco feriados em 45 dias

O Ceará terá cinco feriados (estaduais e nacionais) em dias úteis durante o espaço de tempo de 45 dias. As datas são motivos de comemoração dos cearenses, que poderão aproveitar o descanso, mas também de lamentação por parte dos lojistas, que esperam um movimento fraco no comércio local.
O primeiro feriado é hoje (19), quando se comemora o Dia de São José, padroeiro do Estado do Ceará. Nesta data, postos de gasolina estarão fechados.
O North Shopping Sobral tem expediente normal durante o feriado de São José, incluindo as praças de alimentação dos estabelecimentos e espaços de entretenimento.
Já a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) comunicou que os supermercados cearenses funcionarão normalmente durante o feriado. Segundo a assessoria, o acordo coletivo da classe garante que os funcionários que trabalharem durante a data ganharão adicional em seus salários.
Postos de gasolina
Os postos de gasolina não poderão funcionar durante o feriado. Isso porque não houve acordo entre os sindicatos patronal e laboral para o trabalho nesta data. De acordo com informações do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), o estabelecimento flagrado em funcionamento será multado.
O Comércio em Sobral funciona parcialmente, com exceção dos bancos que funcionam normalmente nesta quinta-feira.
O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan) informou que as padarias cearenses irão funcionar normalmente durante o Dia de São José, cumprindo um decreto da convenção coletiva realizada pela classe.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) trabalhará em regime de plantão. Qualquer solicitação ou reclamação poderá ser encaminhada 24h por dia, pelo Centro de Contato, por meio do 0800.275.0195. Também estará à disposição para alguns tipos de solicitação o Portal da Cagece, pelo endereço www.cagece.com.br.
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) manterá equipes de plantão em pontos estratégicos para garantir o fornecimento de energia na Capital. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800.285.0196.
O metrô de Sobral não circula no dia do padroeiro do Ceará. As linhas retornarão na sexta-feira. O Sistema “S” não funciona neste feriado de São José.
Demais feriados em dias úteis:
19 de março (quinta-feira)
Dia de São José/Padroeiro do Ceará (feriado estadual)
25 de março (quarta-feira)
Abolição da Escravidão do Ceará (feriado estadual)
3 de abril (sexta-feira)
Sexta-feira da Paixão
21 de abril (terça-feira)
Tiradentes
1º de maio (sexta-feira)
Dia do Trabalhado
Curta e compartilhe:
1k