DCE defende maior participação dos estudantes na eleição para reitor da UVA

DCE UVA

Nós, do DCE dos Estudantes, ao avaliarmos como vem sendo realizado o processo de eleição para Reitor de nossa Universidade e entendendo que são diversos os processos que acontecem nas universidades brasileiras, compreendemos que é chegada a hora de nós, Estudantes, termos maior participação, para que possamos votar diretamente no projeto mais avançado e as demandas prioritárias possam ser utilizadas mais corretamente.

É preciso entender que a partir do decreto de 2005 do então governador Lucio Alcântara, que modificou o Estatuto no seu artigo 45 que fala de eleição, que ao invés de dar mais democraticamente o direito de voto aos Estudantes, resolveu colocar nas mãos do colegiado. Nós Estudantes temos clareza e autonomia para dizer que essa NÃO é pra UVA o melhor  processo para eleger o seu reitor.
Nesse sentido, o Diretório Central dos Estudantes se posiciona contra esse modelo e luta para que possamos mudar o estatuto em favor dos Estudantes, dando assim o direito do voto direto para que toda a comunidade acadêmica possa eleger o reitor de forma mais democrática.
É hora de arregaçarmos as mangas e lutar pra conquistarmos o direito do voto, não com formulas mágicas e sim com um forte Movimento Estudantil, que seja combativo, democrático e que represente todos os Estudantes. Para isso, é necessário unidade do conjunto dos Estudantes, dos sindicatos de docentes e associações pra fortalecer a luta; as três classes unidas com um único objetivo, com metas e muito debate; podemos sim, transformar esse sonho em realidade.
Amanda Oliveira

Presidenta do DCE/UVA.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.