Deputado cearense pede ao Papa Francisco reabilitação do Pe. Cícero

José Guimarães, líder do PT, pede reabilitação de padre Cícero (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O deputado federal José Guimarães, líder do PT na Câmara, entregou nesta segunda-feira (22) ao Papa Francisco uma caixa contendo a imagem do Padre Cícero Romão Batista, acompanha de uma carta em que o deputado pede que o “santo popular” seja reabilitado pela Igreja Católica. O encontro do parlamentar com o Papa Francisco ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília

“Nessa carta eu solicito que a Igreja Católica faça uma reparação a um santo, a um padre, a um personagem que marcou a história de Juazeiro do Norte, do Cariri e do Nordeste. Nada justifica ainda hoje não ver esse reconhecimento por parte do Vaticano”, diz o deputado. De acordo com o deputado, o Papa Francisco disse que ele poderia acompanhar o processo de reabilitação do religioso por meio da embaixada do Brasil, no Vaticano.

Punição


Em 1916, Padre Cícero Romão Batista teve suspenso o direito de celebrar missas e de ministrar os atos litúrgicos sob a acusação de desobediência e heresia pelo Papa Bento XV. Segundo relatos de católicos da região do Cariri, em 1889, durante uma missa celebrada pelo padre Cícero, a hóstia dada pelo sacerdote à religiosa Maria de Araújo se transformou em sangue na boca dela, o que é considerado pelos fiéis um milagre.
Jonas Deison (Sobral Online)  com informações do G1
Curta e compartilhe:
1k