Deputado Roberto Freire é o novo ministro da Cultura

O deputado Roberto Freire (PPS-SP) será o novo ministro da Cultura. O anúncio do novo gestor aconteceu na noite da última sexta-feira (18), através da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Freire ocupa o cargo no lugar do diplomata de carreira Marcelo Calero, que pediu demissão do cargo por “divergências”com integrantes do governo.
Roberto João Pereira Freire foi senador entre 1995 e 2002, quando voltou a assumir novamente uma cadeira na Câmara. Ele foi deputado por vários mandatos consecutivos, cinco ao todo, e já passou pelo PMDB e PCB antes de se filiar ao PPS, em 1992.
Histórico
Quando Michel Temer assumiu interinamente
Em maio deste ano, quando Michel Temer assumiu interinamente o comando do Palácio do Planalto por conta do processo de impeachment de Dilma Rousseff, ele chegou a extinguir o Ministério da Cultura e o transformou em uma pasta vinculada ao Ministério da Educação, sob o comando de Calero.
A medida recebeu uma imediata reação negativa de setores culturais e de artistas, que promoveram protestos pelo País exigindo a recriação da pasta. Temer recuou e devolveu o status de ministério à Cultura e Calero passou de secretário a ministro.
Carta
Leia na íntegra, a carta de demissão do ministro da Cultura, Marcelo Calero:
“Brasília, 17 de Novembro de 2016.
Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer,
Agradeço a honra a mim concedida com o convite para ser Ministro de Estado da Cultura do Brasil de seu governo.
Venho solicitar minha demissão em caráter irrevogável por razão de ordem pessoal.
Durante os últimos seis meses, empreguei o melhor dos meus esforços, apoiado por uma equipe de extrema qualidade para pensar a política cultural brasileira.
Saio do Ministério da Cultura com a tranquilidade de quem fez tudo o que era possível fazer, frente os desafios e limitações com os quais me defrontei. E que o fez de maneira correta e proba.
Respeitosamente,
Marcelo Calero Faria Garcia”
Nota
Leia, abaixo, a nota divulgada pelo Palácio do Planalto para informar que o deputado Roberto Freire será o novo ministro da Cultura:
“O ministro Marcelo Calero pediu demissão. O presidente Michel Temer aceitou e convidou o deputado Roberto Freire para assumir o Ministério da Cultura. Ele aceitou”.
Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta