Dia Mundial do Diabetes é lembrado na Santa Casa de Sobral com palestra e mutirão de atendimentos

Exibindo diabetes.jpgO Dia Mundial do Diabetes, celebrado na próxima segunda-feira, 14 de novembro, tem como objetivo chamar a atenção da população para a doença e preveni-la. Na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a programação contará com palestras educativas e mutirão de atendimentos para pacientes ambulatoriais do Instituto da Visão e portadores de diabetes que estão fazendo hemodiálise. Também serão de realizados exames oftalmológicos e mapeamento de retina, que indica sinais sugestivos de Retinopatia Diabética. A ação acontecerá no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do hospital e no Instituto da Visão. Está previsto o atendimento de 70 pessoas das 14 às 18 horas.

Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são alguns fatores que podem prevenir o aparecimento do Diabetes tipo 2, responsável por 90% dos casos da doença. “Estamos em uma epidemia mundial de diabetes em virtude do aumento da obesidade, alimentação inadequada, sedentarismo. A correria do dia a dia leva as pessoas a consumirem fast foods, comidas industrializadas e artificiais em excesso”, alerta o endocrinologista da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Roberto Capote Jr. De acordo com ele, existe um componente hereditário no diabetes, mas em 80% dos casos, os pacientes são obesos.

O aumento do número de diabéticos no mundo também é considerável. Dados da Federação Internacional de Diabetes apontam que há 285 milhões de diabéticos no mundo. Até 2030, a expectativa é de que sejam 440 milhões. No Brasil, há cerca de 14,3 milhões de diabéticos, de acordo com Atlas da Internacional Diabetes Federation.

O diabético em geral tem outras complicações de saúde relacionadas, em especial, à obesidade, como hipertensão, aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos e risco cardiovascular. Pode ainda haver um aumento do risco de desenvolvimento do AVC.

Doença silenciosa

A doença é silenciosa e o diagnóstico é feito com uma série de exames. O Diabetes é dividido em dois principais tipos: o tipo 1 é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. É mais comum aparecer em crianças e adolescentes.

Já o diabetes tipo 2, doença adquirida por uma rotina de vida pouco saudável, é mais comum em adultos, mas também tem alcançado crianças e adolescentes, em especial em virtude do aumento da obesidade. Há ainda o diabetes gestacional, que surge durante a gravidez. A mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue, mas em geral a condição se normaliza depois que o bebê nasce.

Dia Mundial do Diabetes na Santa Casa de Sobral

Quando: 14 de novembro de 2016

Horário: 14 às 18 h

Local: Auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão; Instituto da Visão.

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta