Escolas da rede Pública Estadual e Municipal voltam às aulas hoje(21)

Aulas da rede Municipal e Estadual inicial hoje (21)
Os alunos da rede de ensino estadual e municipal já podem se despedir das férias. Conforme o calendário do ano letivo das Secretarias de Educação Estadual e Municipal, as aulas regulares das escolas públicas de Sobral começam a partir de hoje, 21.
Ainda de acordo com as informações da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Sobral, os municípios vizinhos, em sua grande maioria, retornam às atividades no próximo dia 28.
Preparação
Em Sobral, desde 2001 os diretores das escolas municipais são escolhidos através de uma seleção meritocrática, ou seja, que leva em conta a aptidão e competência dos profissionais.
Esse ano, os novos diretores, assim como os veteranos, foram apresentados em reunião ocorrida no último dia 02 pelo Secretário da Educação do município, Júlio Cesar Alexandre, que também orientou e esclareceu dúvidas sobre matrículas, contratação de professores e remanejamento de alunos. Ainda de acordo com o secretário, o grupo de diretores selecionados para compor o quadro de 2013 é o melhor desde o ano 2000.
Segundo a Secretaria de Educação Municipal, Sobral tem atualmente cerca de 35.000 alunos matriculados na rede que é formada por 43 escolas distribuídas entre a sede e distritos.
Rede Estadual
Já na rede Estadual, de acordo com os dados da 6ª Crede, na cidade de Sobral existem 18 escolas estaduais dentre as quais 13 estão localizadas na sede e cinco estão nos distritos.
Para os alunos das escolas de cursos profissionalizantes da rede estadual do município, este ano estarão disponíveis 340 vagas entre os cursos de massoterapia, redes de computadores, produção de áudiovisual, técnico de enfermagem, fabricação mecânica, manutenção automotiva, logística e paisagismo.
De acordo com supervisor do núcleo regional de desenvolvimento da escola e aprendizagem da 6ª Crede, Wendel Melo Andrade, o diferencial desse tipo de aprendizagem vai além da educação básica. “O objetivo das escolas de ensino profissionalizante é possibilitar que os alunos do ensino médio saiam profissionalizados, ou seja, prontos para ingressar no mercado de trabalho. As disciplinas ministradas nessa modalidade oferecem uma integração entre a educação básica e profissional e os alunos já saem tendo estagiado, o que aumenta as chances de ingresso no mercado,” informou o supervisor.

Informações: Rayanne Colares

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.