Estudantes da UVA lançam livro sobre a história do Ceará

Foi lançado na noite desta segunda-feira, 13 de maio, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o livro “Nossa Gente, Nossa História: o Ceará republicano”. Organizada pelo professor Dr. Carlos Augusto Pereira dos Santos, do curso de história, a obra é composta por 23 artigos, que em sua quase totalidade foram produzidos por alunos e historiadores formados pela instituição.

O livro é dividido em quatro partes: “O sertão da água, da seca e da religião”, que traz artigos sobre a temática da seca no Ceará e, especificamente, nos municípios de Varjota, Croatá e Massapê, mostrando nestes lugares, como os trabalhadores – homens e mulheres – foram explorados em corpos e mentes.

A segunda parte, “O mundo do trabalho e da educação”, trata do ambiente rural dos engenhos e da agricultura na Serra da Meruoca, no município de Alcântaras, como também da organização dos trabalhadores rurais de Coreaú. Foca ainda nos projetos e práticas de combate ao analfabetismo no Ceará, além de análises do ensino da cultura indígena em Hidrolândia e modos de educar em Varjota.

A parte três, “Culturas e sociabilidades diversas”, traz diversas questões polêmicas, como o que tem em comum o universo queer no cinema e as sociabilidades homoafetivas no espaço citadino? O que um pai de santo em Sobral e um conjunto de mulheres rezadeiras de Alcântaras podem nos dizer sobre a prática da cura? Quais são as fronteiras culturais entre dançadores de reisado de Groaíras, jovens bailarinos da periferia sobralense e a obra do cantor Belchior?

Finalmente, a quarta e última parte foca em como a política e a economia interferem nas tramas do cotidiano nos municípios de Ibiapina e Camocim. Neste sentido, os autores percorrem os espaços citadinos trazendo suas singularidades nestes campos da história e tecendo análises de como elas se incorporam na historicidade destes municípios.De acordo com o professor, o livro coroa a iniciativa dos estudantes da instituição, que apesar de todas as dificuldades investiram recursos próprios na publicação de suas pesquisas

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta