Festa do Pau da Bandeira de Barbalha é eleita patrimônio cultural e imaterial do Brasil

A tradicional festa do Pau da Bandeira de Barbalha, na região do Cariri, foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A votação aconteceu nesta quinta-feira (17), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O secretário de cultura de Barbalha, Antônio de Luna, comemora o reconhecimento. “A festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha é, hoje, patrimônio cultural do povo brasileiro por unanimidade”.
O festejo acontece durante as comemorações do dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio, no mês de junho. Antônio de Luna diz que não se sabe ao certo quando a celebração começou, mas garante que a tradição é antiga.
“Se formos observar pelo viés religioso, as trezenas de Santo Antônio existem há mais de 300 anos. Já a festa do Pau da Bandeira ninguém sabe precisar ao certo o ano que começou oficialmente”. Porém, oficialmente, há relatos desde 1928, que remetem ao nome do padre Zé Correia Lima
Com o reconhecimento do Iphan, a festa do Pau da Bandeira de Barbalha passa a fazer parte do circuito de eventos listados pelo Ministério da Cultura. Na região Nordeste, apenas outros três têm o mesmo status: Senhor do Bonfim, Santana do Caicó e Bumba Meu Boi.
Anualmente, a festa reúne, segundo a organização, cerca de 250 mil pessoas em Barbalha.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.