DOCUMENTÁRIO: Vida de Pe. Antônio Vieira no Ceará

Clique para Ampliar

DIVULGAÇÃO
Estudantes e trabalhadores têm sofrido para chegar ao destino. A Rua Firmino Rocha Aguiar está com o trânsito confuso por conta da construção de túneis na via

O Ceará está no roteiro do documentário sobre o padre Antônio Vieira, feito pelo professor Antônio Abreu Freire

A equipe da produtora Mutante Filmes, de São Paulo, dirigida por José Belluzo, esteve nesta cidade do litoral oeste do Estado, em Viçosa do Ceará e em Tianguá fazendo tomadas para o filme documentário sobre a missão do padre Antônio Vieira, no Nordeste. Segundo o professor, navegador e escritor Antônio Abreu Freire, autor da ideia do filme, foram feitas imagens com destaque no espaço entre a Praia do Xavier, em Camocim, e a sede do Município.

“Foram os caminhos que padre Antônio Vieira percorreu em março de 1660, quando chegou com uma comitiva de mais dois padres e cerca de 30 índios, ao Ceará”, relata. A missão do padre Antônio Vieira tinha saído três semanas antes de São Luís, do Maranhão, para onde agora a produtora Mutante Filmes está filmando. Conforme o professor Antônio Abreu, padre Antônio Vieira conta a viagem num texto que redigiu, o único sobre suas missões, intitulado “Relação da Missão da Serra de Ibiapaba”. Este relato será publicado no próximo livro de Antônio Abreu, que será editado pela Armazém de Cultura, em março deste ano.


Trabalho de catequese

A missão de Padre Antônio Vieira por Viçosa do Ceará, que o documentário retrata, data da chegada dos jesuítas Luís Figueira e Francisco Pinto à cidade, vindos de Pernambuco, em 1607. Anos depois, em 1656, padre Antônio Ribeiro Pedro Pedrosa funda a missão jesuítica, missão fortalecida, em 1660, com a visita do padre Antônio Vieira.

Em 1700, os jesuítas, em pleno trabalho de catequese com os indígenas, construíram a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, que a equipe do professor Antônio Abreu Freire filmou. Em 18 de maio de 1759, a missão foi encerrada com a expulsão dos jesuítas por ordem do Marquês de Pombal.

Para eliminar totalmente a influência jesuítica, foi criada, no dia 7 de julho de 1759, a Paróquia de Viçosa do Ceará, que foi entregue aos padres diocesanos.

Em 2003, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o consentimento da Diocese de Tianguá, passando assim a fazer parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A paróquia de Viçosa, contou, ao longo de sua história, até agora, com 26 padres.

A Zona Norte é rica em acervo tombado pelo Iphan, a exemplo de Viçosa, Camocim e Sobral. Prédios preservados mantêm viva a memória da história do Brasil. O documentário contribui também neste sentido.

Chegada

1660 foi o ano em que Padre Antonio Vieira chegou ao Ceará com uma comitivade mais dois padres e cerca de 30 índios, percorrendo terras hoje da Zona Norte.

Mais informações:

Documentário sobre
Padre Antônio Vieira
Blog www.antonioabreufreire.blogpessoal.com e www.ua.pt

Informações: DN

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.