Fim de trilogia do Ceará narra do Mudancismo à era Ferreira Gomes

A trilogia que narra a história política do Ceará desde a década de 1940, em ordem de lançamento
A trilogia que narra a história política do Ceará desde
 a década de 1940, em ordem de lançamento
Começa a ser vendido hoje em cinco livrarias de Fortaleza o livro Depois dos Coronéis, que narra a história do Ceará do primeiro governo de Tasso Jereissati até a administração de Cid Gomes. É a terceira parte da trilogia que percorre a trajetória política do Ceará nas últimas sete décadas. O autor é o jornalista J. Ciro Saraiva, secretário de Comunicação dos governos de Manoel de Castro e Gonzaga Mota.
Além de relembrar episódios memoráveis, o livro revela detalhes dos bastidores de um ciclo políticos cujos principais personagens ainda são protagonistas do jogo de poder estadual. Saraiva traça ainda as diferenças entre as várias gestões desse período, que tiveram uma gênese em comum, mas também muitas particularidades, determinadas pela conjuntura e pela personalidade dos governadores. Ao final do livro, o autor atribui uma nota a cada um dos gestores dessa época.
Dos três livros, este último é o mais rico em depoimentos – até pela óbvia razão de tratar do período mais recente, com a maioria dos envolvidos ainda em plena atuação. Há entrevistas reveladoras com os ex-governadores Adauto Bezerra, Ciro Gomes, Lúcio Alcântara, com o governador Cid Gomes, o ex-senador Sergio Machado e o ex-deputado Paes de Andrade.
J. Ciro Saraiva parte da discussão da própria gênese secular do coronelismo, narra a última vitória dos coronéis, com a eleição de Gonzaga Mota, a primeira grande derrota deles, com a eleição de Maria Luiza Fontenele, até o possível rompimento de Eunício Oliveira com Cid Gomes. No percurso, aborda as campanhas eleitorais mais importantes desse ciclo e conta detalhes de episódios curiosos, como a briga entre Tasso e Sergio depois que este último foi preterido por Ciro como candidato a governador. Aborda ainda a relação conflituosa de Tasso com diversos veículos de imprensa, inclusive O POVO.
O livro mostra ainda como os confrontos e mesmo as baixarias que se vê atualmente na Assembleia vêm de longa data e registra o desaparecimento do PSDB no Legislativo estadual, depois de ter sido a força dominante ao longo dessas décadas.
Serviço
Depois dos Coronéis
Autor: J. Ciro Saraiva
Editora: RDS
Páginas: 391

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.