Fique cheirosinho: suor e chulé atraem o mosquito Aedes aegypti

O mosquito da dengue, que também transmite o zika e a febre chikungunya, tem preferências por cheiros e cores na hora de picar alguém. 
O mosquito não escolhe as suas picadas de forma aleatória. Ele tem sim preferências. Quando precisa sair para picar alguém, geralmente sai no inicio da manhã ou no final da tarde.
O cheiro de forte suor, ou até mesmo mal cheiro no sapato, o conhecido chulé, por exemplo, são algumas características que atraem o Aedes Aegypti.
Como se não bastasse o olfato apurado, o mosquito também tem preferência por quem usa roupas pretas. Isso porque ele é muito sensível à luminosidade e para fugir da luz ele sempre vai ao encontro das cores escuras.
Para o biólogo da Universidade Federal do Ceará (UFC) Luciano Pamplona, a melhor proteção está na prevenção. “Vedar a caixa d’água, usar peixes nos tanques grandes, usar boina no pote, se se proteger, ele não nasce” explica.
Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do Aedes aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro. Em condições ambientais favoráveis, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias.
Com Informações do Tribuna do CE
Curta e compartilhe:
1k