Hospital Regional Norte é reconhecido por assistência segura ao paciente

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial, homologou nesta quinta-feira, 13, o certificado de Acreditado Pleno – Nível II, concedido ao Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Governo do Ceará. O HRN é o quarto hospital acreditado do Ceará, sendo o terceiro público a receber essa certificação.

A certificação é dada a instituições de saúde que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O HRN foi o segundo hospital de nível terciário inaugurado no interior do Ceará. É um marco para os seus quatro anos e meio de funcionamento, pois, agora, se consolida com o reconhecimento por uma assistência segura e gestão integrada nos serviços ofertados à população dos 55 municípios da macrorregião Norte.

O diretor-geral do Hospital Regional Norte, Daniel Hardy Melo, ressalta os benefícios que a Acreditação traz à instituição e, consequentemente, para os pacientes. “O reconhecimento reflete o empenho da unidade em melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, proporcionando um ambiente livre de riscos para aqueles que circulam  na instituição. As certificações não garantem que as falhas não possam acontecer,  mas atestam que possuímos normas funcionando como ações preventivas. É um processo importante para o hospital avaliar essas ações de forma sistematizada”, destaca o diretor.

O Hospital tem como principal perfil no seu atendimento, pacientes clínicos, cirúrgicos, pediátricos e neonatais. A unidade conta com 410 leitos, sendo 298 de internação e 112 de emergência e oferece atendimento 24hs para Urgência e Emergência Adulto e Pediátrico. Desde a sua inauguração em 18 de janeiro de 2013, até junho de 2017, já foram atendidas 246.112 pessoas na Emergência do HRN.

SAIBA MAIS

Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, exclusiva para instituições de saúde. O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo concedida pela Organização Nacional de Acreditação, entidade não governamental sem fins lucrativos que fiscaliza os serviços de saúde no Brasil. Esta certificação visa comprovar a segurança no gerenciamento de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre uma assistência segura e de qualidade para população. A metodologia apresenta três níveis: Acreditado (nível I), Acreditado Pleno (nível II) e Acreditado com excelência (nível III). As visitas para manutenção dos certificados são feitas regularmente, a cada 8 ou 12 meses.

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Jonas Deison

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