Inácio Arruda conhece tecnologias e serviços da Embrapa Caprinos e Ovinos

Adilson Nóbrega - Secretário conhece uso de equipamento Fnirs

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, visitou nesta terça-feira (24) a sede da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), para conhecer resultados de pesquisa e ações de desenvolvimento voltadas para a pecuária no estado. Inácio demonstrou interesse em tecnologias desenvolvidas pela empresa, em especial na recuperação de áreas degradadas, no tratamento de resíduos da produção animal e na prestação de serviços aos produtores rurais.

A apresentação da Embrapa Caprinos e Ovinos foi conduzida pelo chefe-geral da Unidade, Evandro Holanda, e por integrantes das equipes de Pesquisa & Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia, com destaque para as inovações em produção animal no semiárido. O secretário conheceu laboratórios do Núcleo de Bioeficiência para Produção Animal na Caatinga e Semiárido, que integra pesquisas em nutrição animal, solos, forragicultura, respirometria e eficiência alimentar dos animais. Lá, viu o uso do equipamento de Fnirs (espectroscopia de infravermelho próximo) para observação de fezes de animais, com objetivo de avaliar a alimentação de rebanhos e fornecer informações a técnicos e produtores que ajudem na composição de dietas para os animais, no formato de um futuro serviço de assessoria nutricional.

Inácio Arruda também ressaltou o interesse na pesquisa, em andamento, de recuperação de áreas degradadas, conduzida pela Embrapa Caprinos e Ovinos em Irauçuba – um dos municípios cearenses mais atingidos pelo processo de desertificação – e na tecnologia para compostagem para caprinos e ovinos. Esta última possibilita que carcaças e despojos de animais mortos sejam aproveitados como insumos para produção de compostos que melhorem a fertilidade de solos. Para o secretário, essas temáticas são de grande relevância para o estado e podem ser objeto da articulação de novas parcerias entre os governos federal, estadual e outros atores.
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.