Inadimplência | Cearense não tem conseguido pagar suas dívidas

O comércio cearense sofre com o crescimento do número de consumidores que não conseguem pagar suas dívidas. A chamada inadimplência potencial subiu para quase 10% em setembro, segundo pesquisa da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio-CE).
A diretora institucional do órgão, Cláudia Brilhante, acredita que a crise econômica vivenciada pelo país contribui para esse aumento.
“A crise econômica que o nosso país está vivendo está deixando o consumidor inseguro, com o poder de compra diminuído, devido ao aumento do valor dos produtos de alimentação, por exemplo. Então ele está recorrendo para compras a prazo, usando o cartão de crédito”, explica.
Na tentativa de quitação, muitos optam pelo crédito consignado, que pode comprometer ainda mais o orçamento. “Esse é um grande erro. A orientação é que essas pessoas não adquiram novas dívidas, que procurem negociar as dívidas atuais, já que o comércio está muito disposto a isso”, completa.
A expectativa do comércio é que o endividamento diminua com o pagamento do décimo terceiro, nos meses de novembro e dezembro.
Curta e compartilhe:
1k