Índia brasileira comemora aniversário de 121 anos

A organização não-governamental britânica de defesa dos povos indígenas Survival International informou nesta terça-feira que localizou uma indígena brasileira que acreditam ser a pessoa mais velha do mundo, já que em breve completará 121 anos.

MAria Lucimar Pereira e seus familiares (Foto: Survival International)

Maria Lucimar Pereira, uma indígena caxinauá, vive no oeste da Amazônia e diz que comemorar em 3 de setembro seu aniversário com sua família. Maria nunca viveu em uma cidade e atribui sua longevidade ao seu modo de vida saudável, já que só come alimentos encontrados na floresta como carne na brasa, macaco, pescado, mandioca e papinhas de banana – não come sal, açúcar ou alimentos processados.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, acredita que isto contribuiu para a longa vida da indígena. “Nós somos frequentemente testemunhas dos efeitos prejudiciais da mudança forçada dos povos indígenas. É revigorante ver uma comunidade que mantém forte vínculo com seu território ancestral e que desfruta dos inegáveis benefícios disso”, disse Corry.
Segundo o comunicado da Survival, Maria se mantém saudável e relativamente ativa, tendo sua certidão de nascimento, que foi aprovada em 1985, indicando que nasceu em 1890.
A longevidade é algo muito comum em sua comunidade, conforme um de seus membros, conhecido como Carlos, que afirma que dos seus 80 habitantes, quatro já passaram dos 90 anos. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.