Lançamento do livro “História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”

Nessa quinta-feira, 5, às 19 horas, será relançado na Casa da Cultura de Sobral, o livro “História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – Dos seus primórdios aos dias atuais”, de autoria do Subtenente Bombeiro Militar José Luciano Viana do Nascimento, abordando a trajetória da secular corporação em nosso Estado. A obra foi lançada, no mês de dezembro de 2014, em fortaleza.

Abordando fatos históricos ocorridos no período de 1840 a 2013, o autor relata que “no Brasil, o primeiro Corpo de Bombeiros foi organizado no Rio de Janeiro, em 1856, passando a ter organização militar somente em 1880”, portanto, há 135 anos.
Ao longo de seus 90 anos de existência no Ceará, quando foi criado o Pelotão de Bombeiros de Fortaleza a 8 de agosto de 1925, a instituição foi testemunha e combatente de inúmeras tragédias acontecidas no estado.

Na cidade de Sobral, a unidade de bombeiro militar foi fundada em 4 de abril de 1973 tendo iniciado suas atividades somente alguns dias depois da chegada do efetivo na cidade, composto de 12 homens transferidos de Fortaleza. Hoje o Município sedia a 1ª Seção de Bombeiros do 3º Grupamento de Bombeiros, responsável pela prevenção de incêndios, pânicos e outros sinistros na Região Norte e Sertão dos Inhamuns.
Curta e compartilhe:
1k