Lava jato | Dez governadores estão na lista de Janot

Dez governadores estão incluídos na lista que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 14. No total, são 83 pedidos de abertura de inquérito.
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) é quem receberá os casos, pois é a instância que cuida dos casos incluindo governadores no País.Mas os casos devem ser antes liberados pelo ministro Edson Fachin, relator da lava Jato no STF.
Os nomes dos governadores permanecem sob sigilo. Por meio de nota, o órgão informou que Janot solicitou ao ministro Fachin o fim do segredo dos documentos, “considerando a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público”.
Baseada nos acordos de delação premiada de 77 executivos e ex-executivos das empresas Odebrecht e Braskem, a lista pede ainda o levantamento do sigilo dos processos. A abertura dos depoimentos, assim como o início de qualquer inquérito, ficará a cargo do relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin. Não existe prazo para manifestação do ministro.
Logo após o anúncio da lista, deputados cobraram que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se posicione contra a votação de projeto de anistia à prática de caixa 2. Maia foi questionado sobre o assunto tanto em plenário quanto durante reunião de líderes da Casa.
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.