Livro sobre extinta Fábrica de tecidos, será lançado nesta quinta

fabricadecimento
O livro busca analisar, interpretar e dar visibilidade aos operários de uma indústria têxtil 

Telma Bessa e Allana Araújo lançam amanhã, 07, às 19h, na Casa da Cultura de Sobral, o livro “Sobral: outros olhares, outras memórias, outras histórias”. O evento antecede a Exposição Arte e Mulher, dentro da programação da Semana da Mulher em Sobral – a mulher e suas versões.

O livro busca analisar, interpretar e dar visibilidade aos operários de uma indústria têxtil com foca na Fábrica de Tecidos Ernesto Deocleciano (FTED), inaugurada no ano de 1895, em Sobral. A pesquisa está pautada na história social, cuja metodologia adotada é a história oral que proporciona análises das narrativas dos trabalhadores. A obra considera suas memórias, lembranças do cotidiano fabril, experiências no decorrer de suas vidas e visões que se mostram de maneira singular, subjetivas, de cada um dos entrevistados. Os significados das suas narrativas proporcionam discussões, diálogo com a teoria e com outras fontes como jornais e fotografias, proporcionando a realização da pesquisa que se encontra em andamento.
O livro é continuidade de um trabalho feito pela professora Telma Bessa com o documentário “A Vida entre Tecidos, Fios e Nós”. O filme também retrata o cotidiano daqueles que fizeram suas vidas em torno da Fábrica, por meio de narrativas que expressam momentos de alegrias, decepções, revoltas, anseios, utopias. O documentário buscou articular momentos do cotidiano e condições de trabalho, salários, família, bem como a realização de festas no clube “Cassino”, além dos encontros, namoros e casamentos. O filme conta com  comentários de estudiosos sobre a importância da Fábrica de Tecidos que muda a face e a maneira de viver da cidade.
Curta e compartilhe:
1k

Um comentário em “Livro sobre extinta Fábrica de tecidos, será lançado nesta quinta

  • 24/07/2013 em 03:06
    Permalink

    olá eu gostaria solicitar informações sobre este livro e como posso fazer para conseguir.

Os comentários estão desativados.