Mesmo com estiagem, Ceará é o 3º maior produtor de rosas do país

A maior parte do Ceará, assim como os outros estados da região Nordeste, está inserido no cenário tipicamente do sertão que possui clima quente e seco. Em termos de produção agrícola, a predominância é de milho e feijão. Mas um outro tipo de cultura  tem obtido importante destaque na zona rural cearense: a produção de flores.
Como essa atividade não é comum nas áreas mais secas, as regiões serranas vem recebendo diversos investimentos voltados para esse segmento. Atualmente, o Ceará é o 3º maior produtor do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
A área de produção se concentra basicamente no Maciço de Baturité, regiões do Cariri e da Ibiapaba, além da Região Metropolitana de Fortaleza.
Mesmo com o problema da escassez de água, tendo em vista que a maior parte dos produtores de flores utilizam sistema de irrigação, a atividade não para de crescer. Dos R$ 5 bilhões que o setor movimentou no ano passado em todo o país, gerando 38 mil empregos diretos, o Ceará foi o responsável por cerca de 12% dessa movimentação.
Hoje, o estado conta com cerca de 152 produtores de flores que geram pouco mais de 1.400 postos de trabalho.

Com Informações do Tribuna BandNews

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.