Missas encerram festejos a São Francisco das Chagas

Iniciados no dia 24 de setembro, os festejos de São Francisco das Chagas, em Canindé, que fica a 110 quilômetros de Fortaleza, serão encerrados hoje. Conhecida por abrigar o maior santuário franciscano das Américas e realizar a segunda maior festa em homenagem ao santo no mundo, a Cidade comemora o bicentenário de criação da paróquia.

A matriz foi criada em 1º de agosto de 1817, a partir da aprovação do governador da diocese de Olinda (PE). O então santuário foi desmembrado da freguesia de São José e incorporado à de São Francisco das Chagas.


Neste ano, além das homenagens a São Francisco das Chagas, Canindé celebra também o bicentenário do santuário FCO FONTENELE
Programação

Com o tema “Francisco, restaura a minha igreja”, a basílica local recebe romeiros de todo o País para procissão e missas. A primeira missa de hoje será realizada às 4 horas.

Às 9 horas, a missa de encerramento será celebrada pelo arcebispo de Fortaleza dom José Antonio Aparecido Tosi, na Quadra da Gruta.

Ao meio-dia, haverá a tradicional Missa dos Romeiros. Às 17 horas, a procissão com imagem primitiva de São Francisco (1775) sai da Praça da Basílica, percorrendo as ruas de Canindé. Por fim, às 19 horas, ocorre a benção dos romeiros, após a chegada do andor.

Devoção

Desde a fundação, o Santuário de Canindé recebe todos os anos milhares de devotos nos espaços da paróquia, entre eles a Casa de Milagres. O ambiente abriga objetos que representam a materialização das graças alcançadas com a intercessão de São Francisco, os ex-votos.

Francisco, celebrado pelos católicos como símbolo de humildade e desprendimento pela fé, nasceu em 1182 na Itália. Foi um jovem rico e vaidoso, mas renunciou toda a riqueza aos 24 anos. Em vida, o santo dedicou-se a viagens missionárias.

Serviço

Santuário de Canindé

Onde: Praça da Basílica, s/n – Centro — Canindé-CE

As missas serão transmitidas ao vivo pelo site santuariodecaninde.com

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta