Mudança no ensino básico é tema de Seminário de Educação em Sobral

Aprovada em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda gera dúvidas sobre de que modo o documento interfere nas salas de aula e como os processos pedagógicos, currículos escolares e projetos político-pedagógicos serão alterados. Para compreender melhor esse processo, o Sesc Ceará convida aos educadores, estudantes e profissionais da educação de Sobral para discutir a temática no XI Seminário de Educação do Sesc, de 21 a 22 de setembro.
 
Com o tema: “O impacto da Base Nacional Comum Curricular no currículo e nas práticas pedagógicas”, a programação conta com palestras e cursos baseados nas dez competências gerais da BNCC. Para contribuir com as reflexões, o Dr. Celso Antunes (SP) e o Dr. Júlio Furtado (RJ) são os convidados desta edição.
 
As inscrições seguem até o dia 14 de setembro, sendo realizadas na Unidade Sobral do Sesc, das 8h às 20h. Para quem possui o Cartão Sesc na categoria Trabalhador do Comércio e para os egressos de escolas públicas, as inscrições são gratuitas. O público em geral garante participação com o pagamento da taxa de R$49,60. 
 
O Seminário de Educação é uma realização do Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio-CE e acontece em todas as Unidades do Ceará, com o objetivo de conhecer os elementos que compõem a BNCC e discutir a implantação e os diversos aspectos e áreas de conhecimento. As atividades fazem parte do núcleo de Formação Continuada de Professores do Sesc, fortalecendo e revitalizando práticas pedagógicas e enfatizando o direito universal à inclusão e diversidade.
 
Sobre os palestrantes
Celso Antunes é licenciado e bacharel em geografia, tem especialidade em Inteligência e Cognição – mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP). É membro da associação internacional pelos direitos da criança brincar (Unesco); Embajador de la Educacion – Organización de Estados Americanos; Membro fundador da entidade “Todos pela Educação”; Consultor educacional da Fundação Roberto Marinho (Canal Futura); Colaborador emérito do Exército Brasileiro. Celso escreveu mais de 180 livros didáticos e cerca de 100 livros sobre temas da Educação. Já ministrou palestras e cursos em todos os estados do país em mais de 500 municípios e também ministrou palestras e cursos na Argentina, Uruguai, Peru, México, Portugal, Espanha, entre outros países.
 
Júlio Furtado é graduado em Geografia e Pedagogia, com pós-graduação em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e dinâmica de grupo. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Programação Neurolinguística. Além disso, é diplomado em Psicopedagogia e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana. Júlio é professor universitário de graduação e pós-graduação, ex-reitor universitário.
 
Programação
21/9 (sexta-feira)
18h – Credenciamento e entrega de material
19h30 – Abertura com apresentação artística e palestra com Dr. Celso Antunes
Tema: “Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender”
22/9 (sábado)
8h30 – Palestra com Dr. Júlio Furtado
Tema: “O impacto da Base Nacional Comum Curricular no currículo e nas práticas pedagógicas”
 
13h – Cursos
1. A valorização do conhecimento no desenvolvimento da sociedade
            Utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade.
Ministrante: Graça Maria de Morais Aguiar e Silva
2. O exercício da curiosidade e do pensamento crítico
            Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências para investigar, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Ministrante: Isabele Rocha
3. O amadurecimento do senso estético e do repertório cultural
            Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Ministrante: Taffa Teixeira
4. O uso das diferentes linguagens como elemento de produção de sentidos para o entendimento mútuo
            Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Ministrante: Diana Viana
5. O uso dos recursos digitais para o exercício do protagonismo e da autoria.
            Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação de forma crítica nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Ministrante: Alexandre Barbosa Soares
6. Valorização e apropriação de conhecimentos e experiências
            Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender as relações de trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Ministrante: Paulo Roberto
7. O cuidado com a própria saúde física,mental e emocional
            Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo a diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Ministrante: Hélder Gabaglia
8. Desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e cidadania
            Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Ministrante: Ana Paula Bastos
17h – Encerramento
 
Serviço:
XI Seminário de Educação em Sobral
Período: 21 e 22/9
Local: Escola Educar Sesc Renato Aragão Sobral (Rua Dom Lourenço, 855, Campo dos Velhos)
 
Inscrições
Local: Unidade Centro de Sobral (Boulevard João Barbosa, 902 – Centro)
Período: até 14/9
Horário: 8h às 20h
Inscrições gratuitas para trabalhadores do comércio e egressos de escolas públicas, além de público em geral, taxa de R$49,60.
Informações: (88) 3611 0827
Resultado de imagem para Mudança no ensino básico
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.