Painéis Funarte de Bandas de Música têm inscrições prorrogadas até 25/11

Exibindo funarte flyer-prorrogadas.pngOs Painéis Funarte de Bandas de Música, que acontecem de 30 de novembro a 4 de dezembro em Sobral, tiveram inscrições prorrogadas para até o dia 25/11. Em parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Prefeitura de Sobral, o evento consiste na realização de cursos para aprimorar, atualizar e ampliar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música, com estímulo à troca de experiências, proporcionada pelos encontros. As inscrições podem ser feitas na Escola de Música de Sobral ou pelo link bit.ly/Inscricao-PaineisFunarte, de modo integrado ao Mapa Cultural do Ceará.
O quadro de professores do Painel conta com profissionais de reconhecida competência, provenientes de diversas regiões do País, oferecendo cursos de técnica e fundamentos para instrumentos de percussão em geral, de sopro (flauta, clarineta, saxofones, trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba), percepção musical, instrumentação e arranjo, reparo e manutenção de instrumentos de sopro, prática de conjunto, regência (técnicas de ensaio/prática de conjunto) para o maestro de banda. Neste ano de 2016, Sobral foi contemplada com os Paineis assim como a cidade de Paragominas (PA).
Entre os professores que ministrarão aulas em Sobral, de 30/11 a 4/12, estão grandes nomes da música e da educação, como Hudson Nogueira (SP), Eduardo Nóbrega (PB), Daniel Lopes (MG), Germana Cunha (PB), Adevilson Cerqueira (SC), Valmir Silva (PB), Marcelo Oliveira (PR), Erik Paes (SP), Marcelo BamBam (SP), Heins Schwebel (BA) e Mônica Giardini (SP).
Entre os temas e instrumentos contemplados nos cursos estão Instrumentação, Arranjo para bandas de música e conjuntos afins, Regência, Percepção musical, Percussão: bumbo, tarol, prato e bateria, Reparo e manutenção de instrumentos de sopro. E ainda Técnica para instrumentos de sopro: clarineta, flauta, saxofone, trombone, trompete, bombardino e tuba.
Cada participante será responsável por transporte, alimentação e hospedagem, sendo os cursos oferecidos sem custo. Os participantes devem também portar seus próprios instrumentos, assim como caneta, bloco de anotações e papel pautado.
Sobre a inscrição
Antes de preencher a ficha de inscrição, o candidato a participar do Painel Funarte de Bandas deve realizar seu cadastro individual (pessoa física) no Mapa Cultural do Ceará (mapa.cultura.ce.gov.br), preenchendo obrigatoriamente Nome Completo, Cor/Raça, Data de Nascimento, Endereço, Email e Telefone. Depois, é só clicar no link bit.ly/Inscricao-PaineisFunarte para ter acesso à ficha de inscrição.
É importante ler atentamente as informações contidas na ficha de inscrição, que deve ser preenchida com todas as informações solicitadas. Não serão aceitas inscrições com informações incompletas. Cada participante pode escolher somente 01 (um) curso. Os cursos de Percepção Musical e Prática de Conjunto são obrigatórios para os inscritos em Percussão e Técnicas de Instrumentos de Sopro, não sendo permitido inscrição isolada nos mesmos.
Saiba mais

Em 1976, foi criado pela Funarte o Projeto Bandas, que desde então atua em prol do desenvolvimento das bandas de música no Brasil. Com foco na preservação de sua rica tradição musical, trabalha através do levantamento e edição de partituras, guias e manuais, distribuição gratuita de instrumentos musicais e realização de cursos de capacitação e atualização para músicos, maestros, arranjadores e técnicos de manutenção de instrumentos de sopro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.