Pesquisa revela aplicativos mais presentes na tela inicial dos brasileiros
Para isso, foram compilados dados de 1.987 entrevistados de todo o País, que responderam diversas perguntas ao longo de novembro de 2017 sobre o uso de aplicativos. Uma das constatações da pesquisa, é sobre os apps que os usuários deixam na sua tela inicial, aquela que aparece logo após o desbloqueio do aparelho. Cada usuário podia citar até 20 ferramentas e os resultados não são tão surpreendentes assim.
Quatro dos aplicativos mais listados pelos usuários são das empresas de Mark Zuckerberg. Comprado em fevereiro de 2014 pelo dono do Facebook por US$ 16 bilhões, o WhatsApp foi o grande vencedor, sendo citado por 63% dos entrevistados, apesar de ter perdido porcentagem em relação as pesquisas anteriores. Em dezembro de 2015, ele estava presente na tela inicial de 85% dos smartphones brasileiros. Em segundo lugar, vem o aplicativo do principal produto de Zuckerberg, o Facebook com 49%.
A medalha de bronze vai para outra compra do empresário, o Instagram. Comprado dois meses depois do WhatsApp por “apenas” US$ 1 bilhão, a rede social de fotos está presente na tela inicial de 34% dos aparelhos dos entrevistados, número que cresceu em 12 meses, quando o aplicativo foi citado por apenas 29% dos entrevistados. O reinado de Zuckerberg “termina” com o Facebook Messenger em 4º lugar com 18%.
Crescimento
Os aplicativos da Uber e da Caixa cresceram em relação às pesquisas anteriores. Um ano atrás, o aplicativo de carros particulares estava presente em 9% dos smartphones brasileiros. Em junho deste ano, o número chegou aos 12%. Agora, ele ocupa o quinto lugar no ranking, com 15%. A popularidade da Uber pode ser relacionada ao forte marketing da empresa, que impulsionou o crescimento da utilização do serviço no Brasil, o que causou um aumento na base de motoristas cadastrados.
Em novembro de 2016, a Caixa estava presente em apenas 5% dos smartphones dos entrevistados. Em junho deste ano, o número subiu para 8% e, na pesquisa mais recente, o banco público chegou aos 11%, ocupando o 8º lugar. O aumento do número aconteceu após a reformulação que o aplicativo recebeu, mas principalmente por causa da liberação das contas inativas FGTS, o que movimentou tanto as agências, quanto o internet banking, já que clientes da Caixa recebiam os valores automaticamente em conta.
Apesar de estarem nos dois últimos lugares, vale citar o Mercado Livre e a fintech Nubank, que recentemente lançou uma conta corrente bancária virtual após o sucesso do seu cartão de crédito roxo. O restante dos 20 aplicativos não mudaram de posição, com exceção do Snapchat, que caiu em desuso no País após o lançamento do Instagram Stories, funcionalidade bastante similar aos snaps do aplicativo do fantasma.