PET– Saúde capacita guardas mirins em noções de primeiros socorros

O grupo de guardas mirins é orientado por profissionais do Centro de Ciências de Saúde da UVA.

O Programa de Educação pelo Trabalho (Pet) Redes de Urgência e Emergência está ministrando um curso para os guardas-mirins em Noções Básicas de Primeiros Socorros – Teoria e Prática, através dos profissionais Allyson Mendes, Jailson Brito e a enfermeira Lívia Dias, todos ligados ao Centro de Ciências de Saúde da UVA, com carga horária de 16 horas/aulas.

O curso aborda desde a teoria de aplicação das primeiras ações preventivas, até os casos de urgência em que as ações realizadas venham contribuir para preservar, resguardar e proteger a vida de um indivíduo, que por razões maiores não está em condições de cuidar de si próprio.

Ao longo do curso, os guardas-mirins receberão conhecimentos práticos essenciais para preservação da vida, como o conhecimento sobre a estrutura do corpo humano, ferimentos e queimaduras, a importância dos equipamentos de proteção individual, fraturas, luxações e entorses, paradas cardiopulmonares, afogamentos e transporte de vítimas.

“O curso visa dar aos adolescentes o entendimento básico sobre como proceder em determinadas situações antes da chegada dos profissionais de saúde, como o SAMU. Um simples procedimento sobre como fazer ou o que não se deve fazer em casos de urgência pode preservar a vida de alguém” destaca Alysson Mendes.

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Segurança e Cidadania e da coordenadoria do Pet Redes deverá acentuar a parceria para novos cursos na área, e promover cada vez mais a capacitação dos jovens da Guarda-Mirim.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.