População denuncia desperdício de água e teme seca em Massapê

Moradores pedem que água de açude seja melhor aproveitada.
Dnocs diz que comporta está aberta para abastecer outros municípios.
Moradores de Massapê, na Região Norte do Ceará, denunciam o desperdício de água de um açude e temem uma situação de seca este ano. O açude fica na localidade de Ipaguaçu e abastece a sede e os distritos de Massapê. Uma comporta que fica aberta constantemente deixa os moradores preocupados. Eles reclamam que a água que escorre por esse espaço poderia ser melhor aproveitada.“Não teve inverno. O açude está secando rápido e muita gente pode ser prejudicada porque vai ficar sem água”, diz a dona de casa Vanda Silva.
Apesar de estar com 83% da capacidade, a situação do açude preocupa porque ainda não sangrou neste ano. “Temos que ter muita cautela com a água. O benefício que a gente tem é esse açude aqui. Ele abastece muitas regiões. É um depósito de água que deve ter um racionamento”, afirma o funcionário público Antônio Geraldo Farias. A água escura também é outra preocupação dos moradores que vivem nas proximidades e esperam poder consumir o líquido até a próxima época de chuva. “A água está grossa e fica contaminada porque o açude não sangrou”, afirma a dona de casa Francisca Lúcia.
Segundo o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), José Falb Gomes, a comporta está funcionando normalmente, com liberação atual de 60 litros por segundo. O coordenador explicou a comporta está aberta para abastecer as comunidades que vivem abaixo da barragem por causa da falta de chuva e de água potável.
Fonte: G1 CE
Curta e compartilhe:
1k