Rede particular deve realizar 12 mil cirurgias no Estado

Até o fim deste mês, deve ser lançado o edital de chamamento público para a iniciativa privada com o objetivo de suprir demandas complementares em ações e serviços de saúde no Ceará, segundo o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Henrique Javi. Cerca de 12 mil pacientes devem ser beneficiados com cirurgias de alta complexidade em ortopedia, cardiologia e neurologia, além de outras especialidades. Conforme levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgado em dezembro de 2017, 18.434 pessoas aguardavam procedimentos cirúrgicos no Estado.
O anúncio do edital foi feito durante a apresentação do balanço das ações estaduais de saúde em 2017, na semana passada. Segundo o gestor, o ano fechou com 65.840 cirurgias realizadas, número 12% maior que o contabilizado em 2016, quando ocorreram 58.577 procedimentos. Por outro lado, o número de transplantes caiu de 1.874, em 2016, para 1.518 no ano passado. A justificativa para a redução foi o fim da fila de espera para transplantes de córnea.
A Pasta comemorou ainda a marca recorde de mais de 100 mil internações na rede hospitalar estadual (ante 98.888 do ano anterior), além da queda no índice de mortalidade intra-hospitalar. “Não existe um corte abrupto de ações. O resultado está aí. Atendemos a mais pessoas no Ceará do que em qualquer outro ano, em meio a graves dificuldades”, declarou o secretário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.