Secretário da SDA e presidente do IACe entregam certificados de conclusão do Curso Básico em Floricultura na Ibiapaba

A presidente do Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Ana Teresa, e o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA) Dedé Teixeira, irão entregar os certificados de conclusão  do 12º Curso Básico em Floricultura realizado pela Escola de Flores do Ceará (Tecflores), equipamento do Governo do Estado administrado pelo IACe, beneficiando 35 jovens com qualificação profissional na Serra da Ibiapaba.

O evento acontece no dia 18 janeiro, às 9h, na sede do TecFlores situada no Sítio Lagoa, S/N, em São Benedito, Ceará. Ao todo, já são doze turmas formadas e, aproximadamente, 300 jovens qualificados com a formação que possui 192 horas/aula distribuídas em 17 módulos teóricos e práticos, tais como: Introdução à Floricultura, Produção de Flores temperadas de corte, Produção de Rosas, Produção de Folhagens Ornamentais, Agricultura orgânica, Economia solidária, Segurança do trabalho, Controle de Praga e Doenças, Uso correto de defensivos, Pós-colheita e Comercialização.

De acordo com Patrícia Moreira, coordenadora da Escola de Floricultura do Ceará, “o propósito do curso é fazer com que os estudantes consigam abrir e gerir o próprio negócio. Além disso, se interessem pelo meio rural e enxerguem novas possibilidades, como graduações, cursos tecnológicos ou superiores na área”, explicou.

Para José Mateus Rocha, que tem 18 anos e mora em Inhunçu, distrito de São Benedito, o curso mudou a perspectiva de futuro. “Antes de assistir as aulas, eu pensava em fazer o curso e arranjar um emprego. Agora, com as informações sobre as possibilidades de comercialização, eu pretendo montar o meu próprio negócio”.

A estudante Janete de Almeida, que tem 26 anos e mora na Chapada 01, distrito de São Benedito, também pretende montar o próprio negócio. “Eu pensava em um emprego mas hoje eu vejo que o curso oferece um leque de possibilidades. Muitos que estão estudando aqui pretendem fazer um nível superior. Eu espero conseguir montar a minha floricultura”.

O colaborador do Grupo Reijers Marcos Sousa, que tem 20 anos e fez o curso Básico de Flores no TecFlores, trabalha há um ano e oito meses no setor de classificação da empresa e explica como conseguiu o emprego. “O grupo, que prioriza a contratação de pessoas qualificadas, recebeu a turma que eu integrava para um estágio. Depois disso, fizeram a proposta para eu continuar trabalhando aqui. Passar pelo TecFlores foi fundamental para que eu conseguisse esse emprego”, concluiu.

São Benedito, Ibiapaba-CE; após a conclusão do Curso Básico de Floricultura, jovens aguardam a certificação planejando empreender (Foto: Instituto Agropolos de Ceará).

 

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta