Semana Sobralense de Aleitamento Materno tem início neste sábado (1º)

Entre os dias 1º e 7 de agosto, a Secretaria da Saúde de Sobral estará promovendo a IV Semana Sobralense de Aleitamento Materno, com o tema ‘Amamentar: direito da mulher no trabalho’. O objetivo da semana é “discutir e sensibilizar a sociedade, principalmente, as mães que é possível retornar ao trabalho e continuar amamentando”, comenta a coordenadora do Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Júlia Santos.

A abertura, que acontecerá na manhã do sábado (1º), será marcada por uma passeata que partirá da Praça de Cuba e seguirá até o Beco do Cotovelo. De 5 a 8 de agosto, serão realizadas palestras na Santa Casa, Votorantim e Grendene, parceiras importantes no processo de conscientização. Para reconhecer a luta de mulheres que conseguiram vencer dificuldades e amamentar seus filhos, na quinta-feira (6), às 18h, no Teatro São João, será realizado a coroação das “princesas do aleitamento materno”, com 33 mulheres escolhidas pelos Centros de Saúde da Família (CSF) de Sobral.

Para finalizar, na sexta-feira (7), acontecerá o ‘Workshop Interdisciplinar do Aleitamento Materno: uma interface nos direitos da mulher trabalhadora que amamenta’, no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A inscrição para esta ação deve ser feita até o dia 5 de agosto, no Trevo de Quatro Folhas, Santa Casa, Coordenação do Curso de Enfermagem da UVA, Faculdade Luciano Feijão e Coordenação do Curso de Enfermagem das Faculdades INTA. No ato de inscrição, os participantes deverão doar um frasco de vidro (maionese ou café solúvel), que será destinado à campanha de coleta de leite humano.

Durante toda a campanha, os CSF estarão realizando atividades voltadas para as gestantes e mães com bebês de até 2 anos. A Estratégia Trevo de Quatro Folhas participa com a realização de oficinas para agentes comunitários, profissionais de saúde, acadêmicos de enfermagem e áreas ligadas à saúde. A ação é uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdades INTA, UVA, Faculdade Luciano Feijão e Universidade Federal do Ceará.

Curta e compartilhe:
1k