SESI Ceará amplia projeto de novo Ensino Médio para Sobral

O Ensino Médio das escolas brasileiras está sendo transformado. O objetivo é torná-lo mais atrativo aos estudantes e, assim, diminuir a evasão escolar. Em 2016, o Serviço Social da Indústria (SESI) saiu na frente e iniciou, em cinco cidades, entre elas Fortaleza, a implantação de um projeto piloto baseado nas mudanças propostas pelo Governo Federal. Este ano, foi a vez de Sobral adequar-se à reforma, com a extensão do modelo às escolas da rede SESI de todo o Brasil.  Ou seja, o que inicialmente foi desenvolvido por cinco Escolas, em 2019, passou a ter a adesão dos 21 departamentos regionais do SESI.

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Segundo dados do relatório “Education at a Glance 2017”, disponibilizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em setembro de 2017, 40% da população brasileira entre 25 e 34 anos não possui o Ensino Médio completo – índice bem superior à média dos 35 países membros da Organização (16%). Uma boa parte acaba estagnada no Ensino Fundamental (cerca de um terço dos jovens de 15 anos no Brasil ainda se encontra nessa etapa) ou evadindo.

A proposta pedagógica do novo Ensino Médio prevê um currículo integrado, com uma parte direcionada à formação geral, organizado por competências e habilidades nas quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), e outra parte direcionada aos chamados itinerários formativos. Estes ocuparão 40% da grade e constituirão uma formação à parte que o estudante escolherá a partir de suas preferências e intenções de carreira.  

No texto da reforma aprovado, são possíveis os seguintes itinerários: Linguagens (Português, Inglês, Artes e Educação Física), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Formação Técnica e Profissional.

A experiência implementada pelo SESI e pelo SENAI são focadas no itinerário de formação técnica e profissional, que contempla a iniciação para o mundo do trabalho na indústria; os fundamentos e práticas de formação para a área industrial escolhida; e as unidades específicas do Curso Técnico. Em Sobral, a profissionalização é na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com formação em Técnico em Redes de Computadores.

Como recursos didático-pedagógicos, o novo Ensino Médio dispõe dos mesmos projetos e programas já desenvolvidos na rede SESI SENAI de Educação, como:

● Portal SESI Educação;
● SESI Matemática;
● Google for Education;
● Office 365;
● Conecta Educação Tecnológica;
● Projetos Integradores SENAI;
DEPARTAMENTO REGIONAL DO CEARÁ
● Grand Prix;
● Mundo SENAI;
● Espaço Maker;
● Geekie;
● Olimpíada do Conhecimento.

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O novo Ensino Médio objetiva a formação integral dos jovens, considerando uma nova concepção de educação, que implica a mudança do papel da escola, superando sua tradicional função de transmissora de conhecimentos. A intenção é construir conhecimentos e representações que deem sentido às experiências e validem as ações cotidianas dos adolescentes. Nessa proposta, o estudante é sujeito ativo, coautor do processo de produção e apropriação do conhecimento.

Jonas Deison

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