Sobral está entre os cinco municípios com maior PIB no Ceará

Com um percentual de 12%, este Município está em primeiro lugar no comprometimento de receitas públicas na economia local, entre as cinco cidades cearenses com maior Produto Interno Bruto (PIB). Com isso, está à frente de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Juazeiro do Norte.

O “Eldorado do emprego”, apregoado desde a captação de indústrias, mantém ainda não apenas a dependências das transferências da União e Estado, como revela a geração de demandas não atendidas para a população que cresce na periferia.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O destaque de Sobral entre as cidades brasileiras no investimento em educação e na captação de indústrias como a Grendene, fez o município crescer em termos populacionais, como reconhece o coordenador de Política Econômica da Secretária do trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) do Município, Leon Sousa.

Leon disse que essa atração de pessoas de cidades vizinhas por Sobral, quer pela oportunidade de emprego ou para se ter acesso aos serviços essenciais, inclusive a Saúde, fez com que se gerasse um crescimento desordenado em algumas áreas da sede, particularmente nas regiões periféricas. Para se ter uma ideia, o polo calçadista chegou a oferecer mais de 23 mil postos de trabalho, mas com a crise econômica, houve uma baixa de contratação do emprego formal.

Perdas

Em termos comparativos, a tendência é de o desenvolvimento econômico ser ultrapassado por Juazeiro do Norte. Segundo o IBGE, de 2010 a 2017, a taxa anual de crescimento é de 1,3%, enquanto que a principal cidade do Cariri apresenta 1,2% e, com a economia crescendo, o PIB per capita juazeirense, com taxa anual de 7%, já ultrapassa o sobralense, que é de 2,47%.

A superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sobral, (CDL), Daniela Costa, atribui à crise econômica do País e mais a limitação da área metropolitana do Município para a retração econômica, em momento que a cidade vinha em franco crescimento vertiginosamente. ‘Esse crescimento que ocorreu nos 15 anos também decorreu no âmbito de uma economia que se beneficiava o setor de serviços, o comércio e, por fim, a indústria”, explica a superintendente da CDL.

Daniela, que foi secretária de Desenvolvimento Econômico Municipal na gestão passada, lembra que foi por conta do crescimento de econômico de Sobral, e sobretudo, no investimento dado à Educação e à Saúde, que fez com o município despontasse como “Cidade do Futuro”, de acordo com reportagem do jornal inglês Financial Times.

Outro fator que, na opinião de Daniela, faz com que o desempenho de Sobral seja inferior ao de Juazeiro do Norte, é com relação à vulnerabilidade da região metropolitana. Ao contrário da cidade do Cariri, que conta com vizinhos fortes, como Crato, a Zona Norte ressente-se de uma população flutuante como ocorre no Cariri, especialmente em função do turismo religioso.

Desafios

Para o coordenador Leon Sousa, há, de fato, desafios decorrentes do crescimento populacional e de demandas sociais. No entanto, considera que iniciativa como Residencial Nova Caiçara, reunindo 3.364 famílias do Minha Casa Minha Vida, foi uma resposta de combate o desordenamento.

“Claro, que não podíamos ter feito tudo ao mesmo tempo, mas estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas”, avalia Leon Souza.

O ponto principal da dependência da economia sobralense de recursos públicos, como transferências da União para o Estado, é visto como um mérito. Leon Souza observa que isso se dá porque a administração alcança metas em serviços essenciais, como a Educação, que é modelo no País. Assim, há um aporte maior de receitas, que são previstas por lei.

Dificuldades

“Não houve crescimento desordenado. Pelo contrário, novas unidades residenciais visam a ordenar o crescimento”

Leon Sousa. Coordenador da STDE

“Nosso maior problema é a falta d’água, daí que temos protestado para mostrar as dificuldades vividas pela comunidade”

Samara Nascimento. Vigilante

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará.
Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo.

Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226

Administrador:
Jonas Deison

Deixe uma resposta