Sobral lidera em geração de emprego nas cidades do interior do Ceará

Pelo terceiro mês seguido, o município de Sobral registrou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (formais). Foram 665 novos postos de trabalhos gerados em outubro, o que coloca o município na primeira posição entre todas as cidades do interior do Estado, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa segunda-feira (20). Sobral ficou atrás apenas da capital, Fortaleza, que gerou 915 vagas formais de trabalho.

Crescimento

De acordo com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Inácio Ribeiro, “Sobral experimenta um crescimento gradativo na geração de emprego”. Em agosto, o saldo positivo foi de 175 vagas. No mês de setembro, o município registou expansão, gerando 606 novos empregos. Em outubro, o nível de emprego cresceu 9,74%, batendo recorde no ano com 665 novos postos de trabalho. O acumulado para o período foi de 1446 novos empregos com carteira assinada. Os setores que mais impulsionaram a economia foram indústria, serviço e construção civil.

Capacitação

De acordo com Inácio Ribeiro, “o processo de geração de emprego não ocorre de forma espontânea. Não dá para gerar emprego confiando apenas na mão invisível do mercado. Esse processo precisar ser induzido”, justifica o secretário. Para ele, o sucesso alcançado pelo município é resultado de uma sucessão de fatores como “a retomada e o incremento dos projetos de capacitação de mão de obra pela atual gestão, como o Projeto Sobral Empreendedor e o Projeto Segunda Chance, por exemplo, aliados a política de atração de investimentos, que tem oferecido maior celeridade na abertura de novas empresas”, destaca Inácio Ribeiro.

Índices

Considerado o quarto maior PIB do Estado do Ceará, Sobral mantém sua economia girando em torno dos
setores de comércio e serviços (51%); indústria, calçados e alimentos (31%), setor público (10%) e
agropecuária (8%), com bons índices no que se refere a postos de trabalho formais, sendo os meses de
agosto e outubro, os de maior empregabilidade para o município. Diferentemente dos anos de 2015 e 2016, quando, pouco mais de cinco mil pessoas, engrossaram a fila do desemprego, segundo levantamento da STDE, secretaria que mede os índices de emprego e empregabilidade do município.

Sine, Sobral-CE; oportunidade de emprego na fábrica de calçados Grendene atrai grande número de desempregados (Foto: Marcelino Júnior).
Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará.
Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo.

Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226

Administrador:
Jonas Deison

Deixe uma resposta