UFC ganha novo campus: agora em Itapajé

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação do Campus de Itapajé da Universidade Federal do Ceará (UFC). A unidade será voltada para a formação superior de professores da educação básica, com previsão para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2018, de acordo com o relator da proposta, o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida.

A lista inicial prevê 10 cursos de licenciatura: Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras-Português/Inglês, Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática, Pedagogia e Química. Essa lista poderá ser alterada posteriormente.

O terreno, localizado dentro da cidade de Itapajé, tem 13,5 hectares e já conta com três edificações, hoje em fase de acabamento: um teatro e dois blocos para salas de aula e administração. O prédio do teatro tem capacidade para 420 pessoas, salão de festas, cozinha e oito apartamentos agregados.

A unidade, classificada pelo reitor Henry Campos como “um passo importante dado pela Universidade e uma grande contribuição para a formação de professores”, será chamada de Jardins de Anita, como é conhecido o espaço, criado pelo empresário José Maria de Sousa Melo (falecido em 2011) para homenagear a esposa, Anita Inará, nascida na Letônia e também falecida.

Os equipamentos e o terreno foram doados para a UFC em solenidade realizada no município, em 9 de janeiro de 2014. A ideia do empresário criador do espaço era transformá-lo em um centro de educação e cultura para beneficiar a juventude de Itapajé e cidades vizinhas.

No seu voto, Custódio Almeida destacou que, desde a doação, a UFC vinha fazendo gestão junto ao Governo Federal a fim de garantir recursos para a implantação do campus, o que aconteceu recentemente. Ele passará a ser o sexto campus da Universidade, que já conta com unidades em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

Resultado de imagem para UFC ganha novo campus: agora em Itapajé

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta