Universitários aquecem setor varejista na cidade de Sobral

Sobral é considerada, hoje, como polo tipicamente universitário, fincado na região norte do estado do Ceará. Com isso, vem fortalecendo o comércio de livrarias e materiais escolares. A constatação feita pelo comércio local foi baseada no volume de vendas nos primeiros meses do ano, conforme afirma Daniel Nogueira, diretor distrital da Federação das CDLs do Ceará (FCDL/CE).

Para o presidente da FCDL/CE, Honório Pinheiro, os resultados positivos nos diversos setores de serviços e comércio sobralense se dão por conta do empenho dos empresários da região que elaboram o planejamento anual de seus negócios, apesar de o momento na economia brasileira ainda ser instável. Mas a resposta do comerciante para o que ocorre no cenário brasileiro é mostrar a sua força de trabalho, acrescenta.
Uma particularidade dos moradores e universitários, após o término das férias, é que são fiéis às compras no comércio sobralense, contribuindo neste período para o aumento das vendas em diversos setores de serviços. “Os espaços ficam lotados na sua maioria por jovens que querem aproveitar o final das férias, diz Daniel Nogueira, que sinaliza essa atitude como um ato para o bom aquecimento nas vendas.
Expansão
O setor de lazer e entretenimento tem se expandido. E em Sobral não tem sido diferente com essa realidade. Empresários estão investindo e oferecendo várias opções de lazer como cinema e restaurantes. Enquanto isso, o setor público agrega a realização de uma vasta programação cultural e artística nos espaços públicos da cidade.
Paralelo ao bom desempenho do comércio, Sobral está investindo também na mobilidade urbana. No centro da cidade, estão sendo feitas algumas intervenções para receber o Veículo leve Sobre Trilhos (VLT) em fase de teste, mas quando for concluído contribuirá para aumentar o fluxo de pessoas no comércio central da cidade.
Perfil
O comércio na região vem em linha crescente. Para Daniel Nogueira essa realidade se deve ao empenho da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e da CDL local que juntas estão colaborando para melhorar o perfil econômico do município atraindo novos investimentos e oportunizando para a comunidade mais emprego e renda. “Nós estamos sendo surpreendidos com a quantidade de lojas que estão abrindo na cidade. As lojas estão chegando com vitrines de vidro e ambiente climatizado, padrão inovador para as lojas da cidade”, conta Nogueira.
O comércio de Sobral atrai moradores de outros municípios por ser funcional e ter inúmeras opções de produtos e serviços. E os lojistas estimulados já planejam as vendas para a Semana Santa e Dia das Mães, dando assim continuidade ao bom fluxo de vendas.
Jonas Deison (Sobral Online), com informações de Jessyca Rodrigues
Curta e compartilhe:
1k