UVA terá Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal para atividades de educação fiscal

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Delegacia da Receita Federal em Sobral, a Secretaria da Fazenda do Estado e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará assinaram, na terça-feira, 25 de abril de 2017, no campus Betânia, Acordo de Cooperação Técnica com para a promoção de atividades de educação fiscal, por meio da implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Assinam o documento, a Vice-Reitora no Exercício da Reitoria da UVA, Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque e o Delegado da Receita Federal do Brasil, em Sobral, Francisco Cristiano Cabó Lima.

Como projeto de extensão, o NAF será vinculado ao Curso de Ciências Contábeis e tem como objetivos, expressos no texto do Acordo, “a) promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos e científicos entre o Fisco e a Comunidade Acadêmica Universitária; b) esenvolver a consciência fiscal, tributária e orçamentária junto aos alunos da UVA e a comunidade local, evidenciando a relação entre cidadania e o cumprimento das obrigações tributárias, bem como reforçando a importância da educação fiscal na formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres; c) proporcionar aprendizagem aos alunos sobre direitos e deveres associados à tributação, orçamento e cidadania fiscal, contribuindo com a formação profissional a partir de uma vivência prática da assistência contábil-fiscal; d) qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, proporcionando a aplicação profissional do aprendizado, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias através, por exemplo, de discussões, criação de palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas aos órgãos signatários; e) disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos”.

De acordo com a Vice-Reitora da UVA, “com a implantação do NAF os estudantes terão a oportunidade de ampliar sua formação acadêmica e, como ação de extensão, a Universidade presta serviços à comunidade”, afirmou a Professora Izabelle Mont’Alverne, que também destacou a importância de parcerias com outras instituições e entidades. “A UVA sempre esteve aberta às parcerias, que representam apoio importante na sua missão institucional de promover o bem estar social por meio da Educação”, afirmou a Vice-Reitora.

Como parte da solenidade – que também comemorou o Dia do Profissional de Contabilidade – o Auditor-Fiscal e Superintendente Adjunto da Receita Federal do Brasil na 3ª Região Fiscal, João Luís Brasil Gondim, proferiu palestra sobre “o papel dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal na orientação dos contribuintes e disseminação da Educação Fiscal”.

 

Curta e compartilhe:
1k

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta