Veveu quer transformar Sobral em uma ‘mini´ Vale do Silício

Em visita técnica ao Vale do Silício, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, busca trazer novos investimentos, transformando assim o município em uma miniatura do centro de pesquisas e estudos norte americanos que hoje é referencial de inovação científica e tecnológica. Um dos motivos que levam a isso é o CityNext, que concentra a maior parte da população nas cidades em seis anos.

No dia 14 de janeiro, a visita foi ao Microsoft Technology Center (MTC), ocasião na qual foram realizadas quatro reuniões coordenadas e apresentadas pelo diretor da Microsoft de Soluções para Governo no Brasil, Helberth Soares, e diretora mundial da Microsoft em Estratégia para Governo, Traci Corazin.
No encontro foram apresentadas soluções tecnológicas para a área da Segurança Pública, como a solução Domain Awareness System (DAS), da Microsoft, utilizada pela Polícia de Nova York. A DAS é um grande sistema inteligente de câmeras, sensores e alarmes, capaz de indicar apenas os eventos e ocorrências que configurem suspeitas de acidentes, incidentes, crimes, criminosos ou outras informações. Em Nova York, há 7,5 mil câmeras e cinco mil sensores.
Foram demonstradas algumas funcionalidades, que possibilitaram ter a dimensão da solução completa e potencialmente eficaz para Sobral, que atualmente possui 20 câmeras de vídeo monitoramento.

City next

Outro tema abordado na visita foi o Cidades Inteligentes. A solução da Microsoft, chamada CityNext, apresenta pesquisa de que em até 2020, a população mundial estará concentrada em 70% nos centros urbanos, representando assim um PIB de 80%, e 80% do consumo de energia.
Para esse problema, a solução apresentada é dividir as pessoas em oito grandes áreas para possibilitar o desenvolvimento sócio-econômico em torno da inovação. Para a Prefeitura de Sobral,uma solução pode ser, por exemplo, criar um “mini” Vale do Silício no município.
O CityNext reúne um ecossistema de soluções de parceiros, dispositivos e serviços que conectam uma variedade de funcionalidades das cidades, incluindo as seguintes: energia e água, construções e infraestrutura, transportes, segurança pública e justiça; turismo, lazer e cultura, educação, saúde e serviços sociais, administração pública. Já a solução tecnológica ´Portal da Transparência´ fornece dados abertos e disponibiliza serviços do Governo para os cidadãos.
O conceito é informação inspira ação, que por sua vez engaja a comunidade´. Pertence ao escopo do CityNext, mas é uma solução de uma empresa parceira da Microsoft, chamada Socrata, que trabalha com mais de 100 governos no mundo.
Uma equipe dos EUA virá ao Brasil em fevereiro e visitará Sobral, que tem interesse em aplicar esse sistema na área de saúde. “Por ter uma gestão baseada em Orçamento Participativo e está em fase de implantação do MAPP, Sobral é uma cidade com potencial para usar esse tipo de solução e obter resultados concretos”, avalia Veveu.
Jonas Deison (Sobral Online), com informações de Jessyca Rodrigues
Curta e compartilhe:
1k