Votorantim comemora Dia Mundial do Meio Ambiente em Sobral

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Votorantim Cimentos realizará a XIVª Semana do Meio Ambiente na sua fábrica localizada em Sobral (CE). A programação começará nesta sexta-feira e segue até o dia 11. As ações incluem palestras e dinâmicas com o objetivo de trabalhar questões de sustentabilidade com a população vizinha à fábrica, os alunos da escola Senador José Ermírio de Moraes e também com os funcionários e terceirizados da unidade.
Um dos principais eventos da programação para a comunidade é uma palestra sobre ruídos ambientais. Com informações numa linguagem acessível ao grande público e atividades lúdicas, a ação será realizada no dia 5, às 13h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila União. “O tema foi escolhido devido à proximidade entre o bairro e a fábrica. A ideia é trabalhar a questão da sustentabilidade e qualidade de vida de pessoas que moram muito perto de instalações industriais”, explica o gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Sobral, Rafael Araújo.
Outro compromisso importante da agenda é a oficina que será realizada na escola Senador José Ermírio de Moraes, no dia 9, a partir das 7h30, em que os estudantes irão participar da dinâmica “Proteger e Respeitar o Meio Ambiente”, uma parceria da Votorantim Cimentos com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Sobral (Amma).
O objetivo da oficina é sensibilizar e conscientizar especialmente as crianças sobre a importância do riacho Mucambinho, que corta várias comunidades próximas. E também transformá-los em multiplicadores, de forma que a mensagem chegue até suas famílias. “O papel das crianças na mobilização da sociedade em torno das questões de sustentabilidade é decisivo. São os cidadãos do futuro. Além disso, conseguem engajar os familiares em torno de boas práticas visando o cuidado com o meio ambiente”, ressalta a assessora de Meio Ambiente da fábrica de Sobral, Camilla Felix.
A escola, de ensino fundamental, que atende a alunos desde a alfabetização até o 6º ano, foi construída pela Votorantim Cimentos e é administrada pela Secretaria de Educação de Sobral. O riacho Mucambinho é uma área de preservação permanente (APA), de acordo com o Código Florestal (lei federal 12.651/2012). Suas águas, além de serem utilizadas pelas comunidades ribeirinhas, integram a bacia hidrográfica próxima ao açude Mucambinho, fonte de água potável vital para o abastecimento da região.
Curta e compartilhe:
1k