Sobral aprova a Lei de criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos – CMDH

A Coordenadoria dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social – SEDHAS, junto à Câmara Municipal de Sobral aprovou e o Prefeito Municipal sancionou a Lei no 1903 de setembro de 2019, que cria o Conselho Municipal dos Direitos Humanos – CMDH.

Desde a sua implantação, a Coordenadoria dos Direitos Humanos tem como premissa: desenvolver ações e projetos nas áreas de defesa e promoção humana. Bem como traçar estratégias destinadas à prevenção da violência em grupos minoritários, promoção dos referidos grupos e a efetivação de políticas públicas que promovam transformações sociais e o desenvolvimento humano. A criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos surge como mecanismo estratégico para a construção de políticas públicas participativas e democráticas.


Assim, o Conselho Municipal dos Direitos Humanos é um órgão de controle social que tem como finalidade a promoção, defesa e garantia dos Direitos Humanos mediante ações preventivas, protetivas e reparadoras das condutas e situações de ameaça ou violação desses, e de fomento das
políticas dos Direitos Humanos. Terá papel deliberativo, fiscalizador e articulador das políticas de Direitos Humanos, estando vinculado administrativamente à SEDHAS.

O Conselho será composto por 14 (quatorze) conselheiros, sendo 07 (sete) Titulares e 07 (sete) Suplentes, dentre representantes governamentais e não governamentais, para cumprir o mandato de 02 (dois) anos, com uma função de relevância pública e de importante papel de incidência política na construção de uma cidade que respeita, respira e promove direitos.

Para o Coordenador dos Direitos Humanos, Chiquinho Silva: “a aprovação desta Lei e a criação do Conselho dos Direitos Humanos só qualifica e chama para a responsabilidade a Coordenadoria dos Direitos Humanos, frente ao trabalho que vem sendo desenvolvido por nossa equipe e mostra o total compromisso sociopolítico do Prefeito Ivo Gomes e do Secretário Municipal dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Júlio Cesar da Costa Alexandre, em prol dos avanços nas políticas de garantia dos Direitos de todas e todos as cidadãs e cidadãos sobralenses”. A referida lei
foi publicada no Diário Oficial do Município, na data de 06 de setembro de 2019.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.