24° Cine Ceará abre inscrições para produções ibero-americanas

24º edição do Cine Ceará

A 24ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas para as produções da mostra competitiva de longas e curtas metragens. Neste ano, o evento será realizado no Theatro José de Alencar, de 15 a 22 de novembro. As inscrições para filmes de curta e longa-metragens poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (25) até o 30 de setembro. Este ano, o festival presta homenagem ao cinema argentino.

O Cine Ceará deste ano  terá uma programação composta por mostras competitivas, exibições especiais e oficinas. Durante o festival, será apresentada ao público a cinematografia do cineasta argentino Daniel Burman. Ele será o grande  homenageado e receberá o troféu Eusélio Oliveira.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do festival. As fichas devem ser preenchidas e encaminhada como anexo aos emails de acordo com as mostras. As obras selecionadas e exibidas no festival concorrem ao Troféu Mucuripe em diversas categorias, como melhor curta, melhor longa, direção, roteiro, direção de arte (apenas para longas-metragens), melhor produção cearense (apenas para curtas-metragens), entre outras. O vencedor na categoria melhor longa-metragem ibero-americano levará um prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares. Para a Mostra Competitiva de longas-metragens, serão aceitas produções ibero-americanas com duração acima de 70 minutos, de qualquer gênero e em qualquer formato, desde que possam ser projetadas digitalmente no evento. Já a competição de curtas-metragens recebe apenas obras com até 20 minutos de duração, produzidas a partir de 2013, realizadas por brasileiros ou radicados no país há mais de três anos e que não tenham participado anteriormente do processo seletivo do festival.
Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragens serão concedidos pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Os curtas da mostra Olhar do Ceará. Também concorrem ao Troféu Mucuripe, concedido por um júri formado por estudantes universitários de Fortaleza. O Canal Brasil premiará com R$ 15 mil o melhor filme na categoria curta-metragem. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.